Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pintura Solidária

Entidade oferece oficina de pintura no Parque Campolim

Evento também contou com apresentação da The Real Little Band

17 de Junho de 2024 às 23:00
Vanessa Ferranti [email protected]
Atividade gratuita reuniu arte e música em evento promovido pela Pintura Solidária
Atividade gratuita reuniu arte e música em evento promovido pela Pintura Solidária (Crédito: VANESSA FERRANTI)

O Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, em Sorocaba, ficou mais colorido na manhã do último domingo (16). O local recebeu o projeto “Concerto em Cores”, com oficina de pintura gratuita e apresentação de música instrumental. O evento aconteceu das 9h às 13h e contou com o show da The Real Little Band, com músicos da orquestra Jonicler Real.

Segundo a fundadora e vice-presidente da Associação Pintura Solidária, Vera Lúcia Viudes Petrocchi, o evento do dia 16 foi especialmente gratuito, mas lembra que as oficinas acontecem nas manhãs de todos os domingos, das 9h às 12h, no local. O custo das telas é cobrado e o dinheiro é revertido para a instituição. “É um modo não só de arrecadar recursos, mas das pessoas conhecerem o prazer de pintar”.

A associação existe há 20 anos e proporciona gratuitamente a experiência de pintar em diversas instituições. “Atendemos crianças, adolescentes, idosos, sem distinção, podem ser pessoas surdas, deficientes visuais, com síndrome de down, autismo, e todos gostam muito. Também vamos ao Gpaci. Os próprios médicos falam que enquanto eles estão pintando, os pacientes ficam tão bem, que os remédios trazem melhores resultados, porque eles estão tranquilos. Eu achei isso muito importante”, destacou Vera Lúcia.

Lydiane Cariello Campos, de 28 anos, participou da oficina ao lado da família. Ela pintou um quadro e ainda levou uma lembrança dos pezinhos do seu bebê, de apenas 7 meses, para a casa. “Fazia muito tempo que eu não pintava e eu nunca tive muita habilidade, inclusive, desde pequena, é uma luta, aí eu aproveitei pra vir aqui matar a saudade de pintar um pouquinho e dar essa experiência pro meu filho”.

A oficial adminsitrativo, Carolina Pereira Ferreira, de 36 anos, diz que sempre gostou de pintar. Quando ficou sabendo da oficina, não quis perder a oportunidade. “Achei muito legal, veio bastante gente, o pessoal está querendo participar e também contribuir com um projeto que é tão legal”.

A realização do evento é do Ministério da Cultura e da Associação Pintura Solidária, com patrocínio das empresas Case IH, Case Construction, CNH Capital e TK Logística do Brasil.

Pintura Solidária

Criada em 2003, a ONG Associação Cultural Pintura Solidária “Vamos Colorir a Vida” é uma organização não governamental que tem como objetivo promover ações culturais e artísticas, direcionadas às pessoas em situação de exclusão cultural e social. Os atendidos aprendem técnicas de pintura, por meio de uma metodologia que contribui para desenvolver e expressar a criatividade, a respeitar o próximo e a trabalhar em equipe, favorecendo o resgate da autoestima e o reconhecimento de potências e habilidades. Outras informações no site: www.pinturasolidaria.org.br.