Buscar no Cruzeiro

Buscar

História

Tropeiros chegam hoje a Sorocaba

24 de Maio de 2024 às 22:28
Cruzeiro do Sul [email protected]
Cavaleiros chegam à tarde. E amanhã acontece o Desfile dos Tropeiros
Cavaleiros chegam à tarde. E amanhã acontece o Desfile dos Tropeiros (Crédito: ERICK PINHEIRO / ARQUIVO JCS)

Depois de 10 dias na estrada, a chegada da 11ª Tropeada Paulista está prevista para acontecer na tarde de hoje (25), às 16h. E amanhã (26), os cavaleiros se juntam para o tradicional Desfile dos Tropeiros, que sairá às 9h do Recreativo Campestre, seguindo para o Parque das Águas onde haverá uma festa de recepção, com atrações culturais, como a apresentação da Orquestra de Viola “Zé Franco”, exposições, entre outras.

A recepção aos cavaleiros e o desfile de domingo são parte das atividades da 57ª Semana do Tropeiro, realizada pela Prefeitura de Sorocaba. A 11ª Tropeada Paulista é formada por comitivas de diversas cidades que fazem parte do Caminho das Tropas. A Tropeada partiu de Itararé e durante 10 dias percorreu 237 quilômetros, passando pelos municípios de Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, Buri, Itapetininga, Alambari, Capela do Alto, Iperó e Araçoiaba da Serra.

Tropeada e desfile

Hoje, a chegada da tropeada está prevista para acontecer à tarde pela estrada Vicinal José Ribeiro Leite, rumo ao Clube União Recreativo Campestre, com uma breve parada no Largo do Divino para a tradicional Bênção Tropeira.

Já o Desfile dos Tropeiros será amanhã,pela manhã, os cavaleiros e muladeiros sairão do Clube União Recreativo Campestre e percorrerão um trajeto de mais de 12km pelas vias de Sorocaba, até chegar à avenida São Paulo, em frente ao Monumento ao Tropeiro para mais uma bênção tradicional. A seguir, o grupo prosseguirá até o Parque das Águas, no Jardim Abaeté.

O Tropeirismo começou por volta de 1733, com o português Cristóvão Pereira de Abreu, que abriu estrada ligando Curitiba a Sorocaba, conduzindo mulas e gado.

Mas, foi a partir de 1750, com a instalação do Registro de Animais em Sorocaba, ao lado da ponte sobre o rio Sorocaba, que se tornou sistemática a passagem de tropas xucras ou arreadas pela cidade e, com isso, passou a sediar as Feiras de Muares, famosas em todo o País e que duravam de dois a três meses, entre abril e junho. (Da Redação, com informações de Secom Sorocaba)