FotoDoc
Fábio Rogério é selecionado para festival de fotografia
Trabalho registra indígenas da aldeia guarani Gwyra Pepo, em Tapiraí
Com a obra “Cultura e Sobrevivência dos Povos Indígenas”, o fotógrafo Fábio Rogério, do jornal Cruzeiro do Sul, retratou a vida dos povos indígenas na aldeia guarani Gwyra Pepo, em Tapiraí. As imagens foram publicadas em uma reportagem publicada no suplemento infantil, Cruzeirinho. Com esse trabalho, Fábio foi um dos selecionados para o Prêmio Portfólio FotoDoc, plataforma destinada à publicação do trabalho de fotógrafos brasileiros e estrangeiros, com premiação anual.
O trabalho apresentado pelo fotógrafo, com 15 imagens publicadas nas redes sociais do FotoDoc retrata a história da cultura indígena, crenças e costumes. “O festival de Fotografia Documental é de grande importância para quem trabalha com fotografia. Só de ter meu trabalho avaliado e selecionado para participar fico feliz. E isso só faz com que você se dedique cada vez mais, buscando sempre um bom olhar na hora de fazer um trabalho fotográfico”, comenta o fotógrafo.
As imagens mostram cenas cotidianas da aldeia. Homens, mulheres e crianças foram registrados por Fábio em situações do dia a dia, como a hora da refeição, do descanso e até mesmo durante uma partida de futebol. Detalhes dos indígenas como seus adornos e acessórios também aparecem nas imagens. O material selecionado para o prêmio em destaque foi no https://fotodoc.com.br/portfolio/cultura-e-sobrevivencia-dos-povos-indigenas.
Fábio Rogério começou sua carreira em 1994, quando passou a trabalhar no laboratório fotográfico do Diário de Sorocaba. Ali passou a ter contato com os fotógrafos profissionais e, dois anos depois foi convidado a fazer uma foto para o periódico.
O Prêmio tem como objetivo dar visibilidade a trabalhos autorais no campo expandido da fotografia documental. O trabalho dos ganhadores farão parte da exposição de destaque no Festival FotoDoc 2024, programado para ocorrer de 26 a 30 de novembro na Panamericana Escola de Arte e Design, em São Paulo (SP), com exposições abertas até 5 de janeiro de 2025. (Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos