Buscar no Cruzeiro

Buscar

Histórias em imagens

MIS dedica maio à fotografia e apresenta mostras gratuitas

Sebastião Salgado e Gabriel Chaim são alguns dos nomes presentes

06 de Maio de 2024 às 23:04
Cruzeiro do Sul [email protected]
Imagens icônicas do século 20 serão expostas na mostra
Imagens icônicas do século 20 serão expostas na mostra (Crédito: COLECAO-ALLAN-PORTER2 / DIVULGAÇÃO)

A fotografia está em destaque no Museu da Imagem e do Som (MIS) durante o mês de maio. A partir do dia 10, entram em cartaz séries individuais com nomes brasileiros como Sebastião Salgado, Thereza Eugênia e Gabriel Chaim. A exposição conta com uma seleção da Coleção Allan Porter, com imagens icônicas do século 20 e uma curadoria especial na coleção do próprio acervo do MIS com quatro fotógrafas engajadas e com diferentes perspectivas por trás das lentes. A curadoria é do diretor-geral do museu, André Sturm.

O renomado fotógrafo Sebastião Salgado apresenta uma série inédita, com curadoria de Lélia Wanick Salgado. A partir de registros feitos por Sebastião na déc. de 1970 em Lisboa, na cobertura da Revolução dos Cravos, a exposição exibe fortes imagens enquanto o fotógrafo era membro da Agência Magnum. As mais de 50 fotografias ficaram guardadas pelos últimos 50 anos e vem a público pela primeira vez no aniversário de um dos maiores marcos da história de Portugal e da democracia na Europa.

Também está na mostra o trabalho do fotógrafo e cinegrafista paraense Gabriel Chaim, que há uma década se dedica a documentar guerras e crises humanitárias no Oriente Médio, na Europa e na África. Na exposição do MIS, ele ganha sua primeira retrospectiva. Em maio, Chaim também publica o livro “Gabriel Chaim: 10 anos de guerras sem fim”. Com curadoria do jornalista Fernando Costa Netto, livro e exposição ressaltam a perspectiva única que as imagens feitas por ele oferecem sobre o conturbado panorama internacional desse início de século, além de reafirmar sua relevância como documento histórico.

Os visitantes ainda poderão conferir imagens de Thereza Eugênia, fotógrafa baiana que registrou de forma íntima o convívio de artistas brasileiros no Rio de Janeiro das décadas de 1960 a 1980; Sergio Poroger, que traz um resgate, esteticamente belo e ao mesmo tempo triste e necessário, dos cinemas de rua do Brasil e do mundo; e Bruno Mathias, fotógrafo selecionado pelo programa Nova Fotografia do MIS, com uma produção que nos remete à fantasia de paisagens tradicionais.

Com entrada gratuita às terças-feiras, o Museu da Imagem e do Som fica na avenida Europa, 158, Jd. Europa, em São Paulo. Mais informações pelo(11) 2117-4777 ou www.mis-sp.org.br. (Da Redação)