Buscar no Cruzeiro

Buscar

Passeios culturais

Sorocaba tem programação na Semana Nacional dos Museus

Ação contará com roda de conversa, visita monitorada e saída fotográfica

06 de Maio de 2024 às 22:25
Cruzeiro do Sul [email protected]
Museu da Estrada de Ferro Sorocabana recebe atividades gratuitas
Museu da Estrada de Ferro Sorocabana recebe atividades gratuitas (Crédito: ERICK PINHEIRO / ARQUIVO JCS)

Uma roda de conversa no Museu Histórico Sorocabano (MHS), uma visita guiada e uma saída fotográfica no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) estão na programação da cidade na 22ª Semana Nacional dos Museus, que acontece entre os dias 14 e 18 de maio. A ação é promovida pela Secretaria de Cultura, as atividades são gratuitas e abertas a todos os interessados.

A roda de conversa será na próxima terça-feira (14), das 16h às 18h. O tema da atividade será “Pesquisa Arqueológica e as Potencialidades para a Educação Museal”. Participam da ação os pesquisadores Wanderson Esquerdo, Larissa Losada e Mateus Lopes Teixeira. As vagas são limitadas e, por isso, é necessário se inscrever, a partir de quinta-feira (9), pelo link: https://encurtador.com.br/CLQRZ.

O arqueólogo sorocabano Wanderson Esquerdo Bernardo, graduado pela Universidade Boliviana San Andrés, possui mais de 20 anos de experiência em consultoria em países latino-americanos, com linha de pesquisa voltada às culturas tupi-guarani, inca e pré-inca. Atualmente, monitora as obras de restauro do Museu das Monções, de Porto Feliz (SP), realizando prospecção e escavações arqueológicas na área do sobrado de princípios do século 19.

Larissa Girardi Losada possui graduação em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) Campus de Presidente Prudente (2017)/Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste Hungria (2014-2015), e em História, pela Universidade de Sorocaba (2023). Cursou especialização em Museografia e Patrimônio Cultural pela Claretiano (2021) e é mestranda no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia (2022), na Universidade de São Paulo (USP).

Já Mateus Lopes Teixeira é formado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). Atualmente, é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-USP) e integrante do Laboratório de Arqueologia, Antropologia Ambiental e Evolutiva (LAAAE), do Instituto de Biociências (IB) da USP.

O MHS está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, anexo ao Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros.

Visita e saída fotográfica

No dia 18 de maio, das 13h às 17h, os sorocabanos poderão participar de uma visita mediada, com saída fotográfica, no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) e no complexo ferroviário da cidade. As vagas são limitadas e é necessário se inscrever, a partir de quinta-feira (9), pelo link https://encurtador.com.br/eiqQT.

A atividade é uma contrapartida do projeto “O Patrimônio Ferroviário em Fotografias: Digitalização do Acervo Fotográfico do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana”, contemplado pelo Edital ProAC nº 34/2023 Museus/Salvaguarda de Acervos Programa de Ação Cultural São Paulo (ProAC), da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana está localizado na rua Dr. Álvaro Soares, 553, no Jardim Maylasky, no Centro, em frente à antiga Estação Ferroviária da cidade.

Outras informações sobre a programação da 22ª Semana Nacional dos Museus em Sorocaba podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone (15) 3218-6101 ou pelo e-mail [email protected].

Ação nacional

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana Nacional dos Museus comemora o Dia Internacional de Museus (18 de maio) em todo o Brasil, com o objetivo de divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante, e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Em 2024, o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) será “Museus, Educação e Pesquisa”, voltado à reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa. (Da Redação com informações de Secom Sorocaba)