Buscar no Cruzeiro

Buscar

Contemporaneidade

Peça explora conflito entre o progresso e a memória cultural

No dia 27, TMTV recebe comédia musical "Daqui Ninguém me Tira"

20 de Abril de 2024 às 21:45
Cruzeiro do Sul [email protected]
Uma moradora que será despejada e o funcionário da incorporadora protagonizam a história
Uma moradora que será despejada e o funcionário da incorporadora protagonizam a história (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Antes de estrear em São Paulo, em maio, a comédia musical, com banda ao vivo, “Daqui Ninguém me Tira”, faz turnê pelo interior, começando dia 27 de abril por Sorocaba, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV), no Alto da Boa Vista. Os ingressos estão à venda e custam de R$ 40 a R$ 80.

A história traz Velvet (Alexia Twister), uma drag queen que se vê prestes a ser despejada de seu antigo barracão para dar lugar a novos empreendimentos. Escrita por Noemi Marinho, a peça aborda de forma humorada e reflexiva o conflito entre o progresso e a preservação da memória e identidade de Velvet.

O progresso é representado por Herculano, (papel que o sorocabano Giovani Tozi reveza com Anderson Müller), um funcionário de uma grande incorporadora. Ao longo da trama, ele se vê dividido entre apoiar Velvet e cumprir suas obrigações profissionais. A comédia musical explora os dois lados da história, questionando como conciliar o avanço urbanístico com a manutenção das raízes e do patrimônio cultural. A encenação se inspira nos numerosos canteiros de obras da cidade de São Paulo, estabelecendo uma analogia entre a rica memória do Teatro de Revista, simbolizada pelas exuberantes vedetes, e o gradual desaparecimento da arquitetura urbana, junto a suas histórias entrelaçadas.

O espetáculo busca provocar o espectador a refletir sobre questões essenciais da sociedade contemporânea, como a importância de valorizar e respeitar a diversidade em todas as suas formas. Segundo o texto de apresentação do trabalho, “Daqui Ninguém Me Tira” mergulha nas tensões geracionais e ideológicas, buscando inspiração no caos urbano para criar uma fusão entre marchinhas de carnaval e hits da música pop, refletindo os fragmentos de um passado já distante.

A presença da banda ao vivo estabelece o ritmo de um bloco de carnaval fora de época, mas também anuncia o desfecho inevitável. Trágico e cômico ‘Daqui Ninguém Me Tira‘ é um ensaio sobre a capacidade (ou falta dela) de conviver com o outro, e a inabilidade de lidar com os conflitos que permeiam as relações humanas.

O TMTV fica na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, s/n, Alto da Boa Vista. A classificação é 12 anos e os ingressos estão à venda pelo https://megabilheteria.com/ (Da Redação)