Buscar no Cruzeiro

Buscar

Memórias

Cartunista Ziraldo será tema do ‘Encontros Culturais’

Atividade gratuita do Gabinete de Leitura faz homenagem ao cartunista

16 de Abril de 2024 às 23:13
Cruzeiro do Sul [email protected]
Super-Mãe, um dos personagens criados por Ziraldo
Super-Mãe, um dos personagens criados por Ziraldo (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O cartunista, escritor e jornalista Ziraldo Alves Pinto vai ser o tema do “Encontros Culturais”, que será realizado amanhã (18) pelo Gabinete de Leitura Sorocabano. O objetivo é prestar homenagem ao artista que faleceu no último dia 6 de abril. A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados.

A atividade é coordenada pelo historiador José Rubens Incao. Ele lembra que Ziraldo, mineiro de Caratinga, surge no final dos anos de 1950 com um traço de ilustrador requintado, criando a “Turma do Pererê”. A obra, com personagens e figuras do universo brasileiro, junto com Maurício de Souza, popularizaram e firmaram o quadrinho nacional com qualidade e abrangência.

Seu traço vai se firmando através de charges publicadas em jornais e revistas, criando, também, personagens como a Super-Mãe, publicada semanalmente na revista Manchete, Mineirinho, na Playboy e marcando época no semanário O Pasquim (1969-1991), que chegou à tiragem de 200 mil exemplares no período da Ditadura Militar.

Ilustrações de revistas, livros, cartazes de cinema, publicidade fazem parte de sua vasta e premiada obra. A trajetória do artista inclui também grandes parcerias com escritores como Carlos Drummond de Andrade, Chico Buarque de Hollanda, entre outros.

Com a publicação do livro “Flicts” (1969), Ziraldo entra para a literatura infantil renovando-a graficamente onde a imagem e o texto se equilibram, prendendo e encantando o leitor e gerando outras obras em igual qualidade como “O Menino Maluquinho” (1980), “O Bichinho da Maçã” (1982), a série “Corpim”, entre outros.

Segundo Incao, “Ziraldo é uma daquelas figuras nacionais que nos engrandece pela qualidade, coerência e integridade de sua vida e obra e que merecem serem lembradas”. O cartunista morreu em sua casa, na Lagoa, zona sul do Rio de Janeiro. Segundo a família, o cartunista de 91 anos faleceu por causas naturais.

O Encontros Culturais são gratuitos e abertos a todos os interessados. O Gabinete de Leitura Sorocabano, que fica na praça Coronel. Fernando Prestes, em Sorocaba. (Da Redação)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos