Chorandinho
Samel Pompeo apresenta ‘Do Choro ao Jazz’ no domingo
Espetáculo gratuito é parte do projeto "Chorandinho", do Sesc Sorocaba
O espetáculo “Do Choro ao Jazz: Uma Jornada com Samuel Pompeo” será apresentado no Sesc Sorocaba no próximo domingo (21), às 17h. Parte do projeto “Chorandinho”, o show será no espaço de Convivência da unidade e é aberto a todos os públicos.
Em 23 de abril é comemorado o Dia Nacional do Choro. Samuel Pompeo é saxofonista, arranjador e compositor. No show de domingo o artista estará acompanhado pelos músicos Dino Barioni (guitarra), Paulinho Vicente (bateria), Sidney Ferraz (piano) e Gustavo Boni (contrabaixo). No palco, ele apresenta uma visão para o futuro da música instrumental brasileira, e conduz o público por uma jornada através dos repertórios do jazz, choro e samba-jazz.
Com mais de 30 anos de carreira, Samuel realiza desde 2014 uma busca contínua por novos caminhos para a performance na música instrumental brasileira — especialmente, no choro — considerado o primeiro gênero musical urbano e uma das maiores expressões musicais do Brasil.
O desenvolvimento contínuo do ritmo e a procura incessante por novos caminhos para a música instrumental brasileira deram origem a dois álbuns: “Que Descaída” (2016) e “Passos Largos” (2022). Neles, podem ser ouvidas as estruturas que norteiam o trabalho de Samuel: a união de elementos da música ocidental de concerto, da música contemporânea e do jazz, esculpidos dentro do ambiente musical do choro. Essas experimentações têm causado impacto na cena musical brasileira, incluindo apresentações no programa “Instrumental Sesc Brasil”. Na Europa, Samuel Pompeo também apresentou essa fusão musical em locais como a Kunst-Universität Graz (Áustria), Fábrica Braço de Prata (Portugal), Torino Jazz Club e Zingarò Jazz Club (Itália).
(Da Redação)