Buscar no Cruzeiro

Buscar

Teatro

Piedade recebe peça ‘Dois Dedos, Parágrafo’

09 de Abril de 2024 às 22:17
Cruzeiro do Sul [email protected]
Espetáculo é feito a partir de depoimentos de professores
Espetáculo é feito a partir de depoimentos de professores (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O Coletivo Cê leva a Piedade a peça “Dois Dedos Parágrafo”. A apresentação será sábado (13), às 19h, no Auditório Rubens Caetano da Silva (Cariocão), localizado na rua Francisco Antônio Corrêa, 531, no Parque da Torre, em Piedade. A história mergulha na complexidade da educação, utilizando a técnica Verbatim para dar voz a professores do ensino médio. A iniciativa é da Escola Estadual Professora Theodora de Camargo Ayres e os ingressos custam R$ 35.

A técnica Verbatim, traduzida literalmente, é a essência do espetáculo. Depoimentos reais de professores, captados em entrevistas, são reproduzidos pelas atrizes, respeitando nuances, pausas e sotaques. Uma imersão autêntica nas experiências desses educadores, destacando as peculiaridades e desafios da profissão.

Com 14 anos de pesquisa em Votorantim, o Coletivo Cê leva ao palco histórias reais que refletem sobre o sistema público de educação brasileiro. A montagem envolve um elenco de cinco atrizes que dão vida aos depoimentos. O projeto visa refletir sobre a realidade da educação e criar uma ponte de empatia entre as histórias compartilhadas e a vivência dos espectadores. “As apresentações nas escolas estaduais não só fortalecem o acesso à arte teatral, mas também fomentam reflexões críticas entre os estudantes”, diz o texto de apresentação da peça.

Para o Coletivo Cê abordar a educação de forma crítica e política é uma iniciativa que pode revelar novas perspectivas sobre escola, educação e o papel do educador. A reincorporação dos depoimentos reais de professores em cena é uma maneira de construir uma narrativa apreciativa e crítica sobre a educação pública, proporcionando um registro documental para as gerações futuras.

Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria da Escola Estadual Professora Theodora de Camargo Ayres, localizada na rua Marta Zanfirow de Camargo, 20, Jd. São Bartolomeu, Piedade. Outras informações pelo (15) 99130-9421 (Whastsapp).

(Da Redação)