Cinemas
Amigo imaginário e estrelas do Oscar são destaque nas telonas
Além da estreia de "Brinquedo Diabólico" e "Uma Vida", "Oppenheimer" e "Pobres Criaturas" continuam em cartaz
Os cinemas de Sorocaba recebem, hoje (14), mais uma produção da Blumhouse: “Imaginário - Brinquedo Diabólico”. O longa resgata o conceito de amigos imaginários, tão conhecido e presente na infância, e o transforma em uma história de terror e possessão. A história de Nicholas Winton – corretor britânico que ajudou a resgatar crianças judias durante o Holocausto – também é uma opção aos cinéfilos. “Oppenheimer”, o sucesso cinematográfico que levou o Oscar de Melhor Filme e outras seis estatuetas volta a ficar em cartaz nesta semana.
Em “Imaginário - Brinquedo Diabólico”, a atriz DeWanda Wise dá vida à personagem Jéssica, que retorna para a sua casa de infância com a família. No decorrer da trama, a sua enteada mais nova, Alice (Pyper Braun), desenvolve uma estranha amizade com um urso de pelúcia, o Chauncey, encontrado no porão. À medida em que as brincadeiras de Alice e Chauncey se tornam mais sinistras, Jéssica percebe que o brinquedo é muito mais do que apenas um ursinho de pelúcia.
O longa é dirigido por Jeff Wadlow que, em entrevista ao Game Radar+, revelou o seu desejo de explorar o universo criado em uma continuação. “É um mundo tão interessante que criamos com este filme. Não é apenas como um filme onde há esse tipo de entidade singular que é a razão da história, estamos realmente entrando em um mundo muito maior e há muitas histórias lá que poderiam e deveriam ser contadas”, pontuou o diretor.
Além de DeWanda Wise e Pyper Braun, o elenco conta com a participação de Tom Payne, Betty Buckley, e Verônica Falcón. O filme, no entanto, dividiu a opinião dos telespectadores e alcançou 29% de aprovação pelo Rotten Tomatoes.
História real
Durante a Alemanha Nazista, em 1938, o corretor britânico Nicholas George Winton passou a ajudar no resgate de crianças judias que corriam o risco de serem assassinadas no Holocausto. A história ganhou notoriedade com o tempo, levando o diretor James Hawes a trabalhar no filme “Uma Vida: A História de Nicholas Winton”, que estreia nesta quinta-feira (14).
A obra traz como o grupo liderado pelo corretor fez os primeiros salvamentos, mas, com o tempo, Nicholas – interpretado por Anthony Hopkins – fica atormentado com o sentimento de culpa pensando naqueles que ele não conseguiu resgatar. Somente quando ele reencontra com uma sobrevivente que ele socorreu é que ele consegue se livrar do peso da culpa.
Sucesso do Oscar
O ganhador do Oscar de melhor filme, “Oppenheimer”, retorna às telonas sorocabanas nesta semana, de modo especial. Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o longa dirigido por Christopher Nolan acompanha a história do físico Julius Robert Oppenheimer (Cillian Murphy) e um grupo de cientistas durante o desenvolvimento das primeiras bombas atômicas, do Projeto Manhattan.
Além de ser consagrado pela categoria principal do Oscar, “Oppenheimer” foi premiado nas categorias de melhor ator e melhor ator coadjuvante, pelas atuações de Cillian Murphy e Robert Downey Jr. Christopher Nolan levantou sua primeira estatueta por melhor direção. Os detalhes técnicos, como trilha sonora original, montagem e fotografia, também foram agraciados.
O longa conta ainda com grandes nomes, como Emily Blunt, Matt Damon, Florence Pugh, Gary Oldman, Jack Quaid, Gustaf Skarsgård, Rami Malek e Kenneth Branagh.
Outras Obras
O romance e ficção científica “Pobres Criaturas”, que também brilhou na premiação do Oscar no domingo (10), permanece em exibição. O longa faturou quatro estatuetas. Entre elas, a de melhor atriz pela atuação brilhante de Emma Stone.
Outros filmes que estão em cartaz, são: “Duna - Parte Dois”, “Bob Marley: One Love”, “Madame Teia”, “Desespero Profundo”, “Os Farofeiros 2”, “Todos Menos Você”, “Nosso Lar 2”: “Os Mensageiros’, “Uma Vida - A História de Nicholas Winton”, e as animações “Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba” e “O Menino e a Garça”.