Buscar no Cruzeiro

Buscar

Gestão Cultural

Atividade ensina a mapear economia cultural e criativa

Oficina gratuita acontece em Sorocaba no próximo dia 17, no TMTV

27 de Fevereiro de 2024 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Inscrições estão abertas para oficina que será no TMTV
Inscrições estão abertas para oficina que será no TMTV (Crédito: DIVULGAÇÃO SECOM SOROCABA ™)

Gestores, captadores, artistas, agentes e empreendedores culturais e criativos com idade a partir de 16 anos podem participar, no dia 17 de março, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30, da oficina gratuita “Como mapear a economia cultural e criativa de sua cidade”. As inscrições estão abertas e devem ser feitas somente pela internet. A atividade será no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV), no Alto da Boa Vista. As vagas são limitadas.

A realização é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Poiesis e Oficinas Culturais, com parceria do CELACC -ECA/USP (Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação), a programação faz parte do Ciclo de Gestão Cultural. A ação tem o apoio e a correalização da Prefeitura de Sorocaba

Coordenada pela administradora pública, economista, mestre em Administração e doutora em Urbanismo (USP), Ana Carla Fonseca, o objetivo da oficina é, por meio de uma série de diálogos, aprofundar discussões sobre questões da área da cultura e permitir a troca de experiências bem-sucedidas de gestão.

Partindo do fio condutor de um debate acerca de objetivos e meios de atingi-los, a oficina percorrerá definições e aplicações de economia da cultura, economia criativa, empreendedorismo criativo, territórios e suas vocações, para, então, chegar à visualização de percursos possíveis de levantamentos, com casos práticos de diferentes contextos, Brasil adentro e mundo afora.

Ana Carla Fonseca fundou a Garimpo de Soluções, em 2003, uma consultoria pioneira em economia criativa e desenvolvimento territorial, com atuação em mais de 250 empresas e instituições. Ela é autora e foi agraciada com o Prêmio Jabuti em Economia (2007) e finalista em Urbanismo (2013) e Economia Criativa (2021). Venceu o Prêmio Claudia, em Negócios (2013), o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, em Economia Criativa (2021), e foi apontada pelo jornal espanhol El País (2013) como uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo.

As vagas são limitadas e, por isso, as inscrições gratuitas já podem ser feitas de forma on-line, até o dia 12 de março, pelo link: http://tinyurl.com/ciclodegestaocultural. A seleção será feita pela análise da ficha de inscrição.

O Teatro Municipal “Teotônio Vilela” fica na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, s/nº, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas no site: https://oficinasculturais.org.br/CGC ou nas redes sociais: @oficinasculturais. (Da Redação com Secom Sorocaba)