Cultura
Bloco Depois a Gente se Vira abre o Carnaval em Sorocaba
Com marchinhas e alegria, foliões participaram ontem do desfile
Muito brilho, purpurina, música e alegria. Foi assim que centenas de foliões curtiram a abertura do Carnaval em Sorocaba na noite de ontem (9). O bloco responsável por dar o start na festa foi o “Depois a Gente se Vira”. Mais antigo da cidade, o cortejo carnavalesco existe desde 1987 e só deixou de desfilar nos dois anos da pandemia de Covid-19.
O público é diverso e contempla várias idades, contemplando de crianças a idosos. O Oscar Lopes Lazzarini, de 53 anos, frequenta o bloco há vários anos, mas dessa vez, ele ganhou uma companhia especial, a de sua filha. “Pela primeira vez vem a família completa e está sendo muito legal. Carnaval é tudo de bom, é uma tradição curtir. A Valentina (filha) estava toda ansiosa, quis escolher a roupa e tá curtindo bastante à sua maneira”, comentou o folião que também levou a esposa, Silvana.
A relação dele com o bloco e com o Carnaval em si é intensa. Oscar já cantou com o grupo Samba Rasgado, que anima a galera em cima do trio elétrico que puxa o bloco. A batuta é do vocalista Marcelo Theto, que anualmente entoa os versos do samba-enredo do bloco.
A música homônima do bloco é a que dá o alerta de que o desfile começará, e assim seguiram até o final do trajeto. Que segue da avenida Eugênio Salerno até a praça Frei Baraúna. A concentração dos foliões começou às 19h30 e o esquenta foi recheado de músicas e marchinhas clássicas, como “Mamãe eu Quero”. O público não ficou parado um só minuto.
“O Carnaval é liberdade, é diversidade, alegria, respeito, é tradição. É uma alegria participar todo ano e ver que cada vez vem mais gente”, comentou a coordenação da edição 2024 do bloco Depois a Gente se Vira. Nesse ano, o grupo -- que sobrevive apenas de apoiadores -- homenageou grandes nomes da velha guarda do “Depois”. São eles: Mané Mota, Zé Bocca, Joca, Glória e Dino.
Folia continua
Os sorocabanos podem conferir hoje (10), no estacionamento do Mercado Municipal, a 6ª edição do CarnaFest, a partir das 15h. Neste ano o tema é Pérola Negra. O local receberá artistas convidados além do bloco Krucatá, organizador do evento. No Jardim Leocádia, o bloco do Caranguejo começa às 14h na rua Ribeirão Preto.
Com matinês e shows musicais gratuitos, a praça Lecy de Campos e no CEU das Artes serão os palcos do Carnaval deste ano, em Votorantim. Nos dias 10 e 13, a programação noturna conta com a Noite do Axé. Haverá, também, a partir das 14h, matinê com brinquedos infláveis, pipoca, algodão-doce, pintura facial e marchinhas de Carnaval no CEU das Artes.
Em São Roque a programação é vasta. Hoje (10), às 17h, é a vez do Bloco Sambar&Love contagiar a avenida. Domingo (11), o destaque fica para o show de Giulia Meneguini às 13h30, seguido pelo Bloco Batucada São Roque às 17h. Segunda (12), o Bloco Sambar&Love retorna às 17h. A folia atinge seu ápice na terça-feira, dia 13, com Desfile das Escolas de Samba a partir das 20h.
De hoje (10) a terça-feira (13) a festa será das 15h às 22h, em Itu, na praça da Independência. Tendo. A programação pode ser vista pelo https://itu.sp.gov.br/itu-tera-carnaval-de-rua-no-centro-de-itu/. (Thaís Marcolino)