Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Evaristo Costa recebe alta hospitalar após seis dias internado

O jornalista precisou ser hospitalizado no Reino Unido por conta de complicações relacionadas à doença de Crohn

17 de Janeiro de 2024 às 13:38
Cruzeiro do Sul [email protected]
Evaristo Costa teve alta após seis dias internado
Evaristo Costa teve alta após seis dias internado (Crédito: Reprodução/Instrgam/Evaristo Costa)

Após seis dias internado por infecção urinária, Evaristo Costa recebeu alta hospitalar nesta quarta-feira (17). “Obrigada por todas as mensagens de carinho, apoio, orações”, escreveu ele em sua conta do Instagram. O jornalista foi diagnosticado com Crohn, doença inflamatória crônica que afeta o sistema digestivo, quatro anos atrás. Ele se queixou de dores abdominais, diarreia, perda de peso e febre antes de ir ao hospital em Cambridge, Reino Unido. 

Durante seus dias no hospital, Evaristo compartilhou sua rotina no Instagram e explicou aos seguidores o motivo de sua internação. “O meu diagnóstico de Crohn é relativamente novo, descobri há quatro anos. Vê-se que ainda não aprendi como conviver e controlá-lo. Mas chego lá! Sigo com a minha resistência imunológica na ‘sola do pé’”.

 

O apresentador compartilhou a notícia da alta em suas redes sociais: “Não estou saindo com a infecção controlada segundo os últimos exames, mas seguirei o tratamento de casa com antibióticos via oral. Obrigada por todas as mensagens de carinho, apoio, orações… Obrigada por me fazer companhia por esses seis dias de internação”.

Nos comentários da publicação, seus seguidores vibraram com a notícia. “A gente também tá de alta junto com você! Vamos para a próxima aventura no mundo dos Evaristos”, escreveu um internauta. 

Em novembro do ano passado, o jornalista foi hospitalizado e diagnosticado com erisipela, uma infecção de pele na perna. 

Diagnóstico errado 

Na terça-feira (16), Evaristo revelou, em seu perfil no Instagram, que, por um ano, recebeu um diagnóstico errado de sua doença. O jornalista comentou que, devido ao erro, não recebeu o tratamento correto. 

Nos stories, uma seguidora o questionou sobre como foi a descoberta da doença. Então, ele respondeu: “Achei importante essa pergunta. Por isso, resolvi parar para respondê-la, porque pode acontecer com muita gente o que aconteceu comigo, que é o diagnóstico errado”. 

Em vídeo, ele seguiu o relato descrevendo os sintomas: “Comecei com episódios de diarreia. Eu ia ao banheiro 15, 20, 30 vezes ao dia. Alguns momentos, diarreia e sangue. Comecei a perder peso. No meu caso, sentia queimação na parte inferior da minha barriga”.

Evaristo conta que os sintomas pioravam a noite e que precisava dormir sentado. Ele procurou o médico após perder sua força e, na época, foi diagnosticado com gastrite. 

“Por um ano, ele me tratou como se eu tivesse gastrite. Eu dizia para ele: ‘Doutor, cada vez que eu tomo comprimido para gastrite, aumenta minha dor na barriga e não é na altura do estômago, é mais para baixo’. Até que, em 2020, ele resolveu investigar e chegou ao diagnóstico de Doença de Crohn. A minha doença é moderada. E meu objetivo, agora, é fazê-la entrar em remissão para evitar episódios como esse, uma sepse urinária”, concluiu. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)