Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Rosângela Vig expõe em Campos de Jordão

Os efeitos luz e sombra também são características predominantes nos quadros da artista plástica

06 de Janeiro de 2024 às 22:01
Beatriz Falcão [email protected]
Obras da sorocabana são parte do acervo
Obras da sorocabana são parte do acervo "Chegando aos Mundos Imaginários" (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Entre os dias 13 e 27 de janeiro, seis obras da artista plástica sorocabana, Rosângela de Araujo Vig, estarão em exposição no Museu Felícia Leirner, em Campos de Jordão. Balões, pássaros e borboletas coloridas compõem o acervo “Chegando aos Mundos Imaginários”, e convidam o público para um passeio.

“Quando fazemos artes, aprendemos que há outras formas de se expressar e, ao longo do tempo, cresceu em mim a ideia de que o mundo real é monocromático, preto e branco, e o imaginário é colorido, alegre, cheio de vida”, explica Rosângela o conceito por trás de suas obras. “É como se os dois mundos não se misturassem, mas estivessem unidos. Foi assim que comecei a pintar balões, é como se eu voasse nas asas da imaginação”.

Objetos que voam são marca registrada da artista e simbolizam, para ela, a liberdade, ainda que Rosângela tenha medo de altura. “É até engraçado, porque não sei se um dia eu voaria de balão! No entanto, posso fazer um balão viajando para incontáveis lugares, inclusive para o mundo imaginário, e para mim é como se eu pudesse ir para onde quisesse”, conta.

Os efeitos luz e sombra também são características predominantes nos quadros da artista plástica e dão movimento aos balões, os destacando dos demais elementos do cenário e até do próprio fundo da tela.

Nestas duas semanas, estarão expostas seis obras, sendo uma com efeito sensorial, feita a partir de balões em dobraduras e colagens de papéis e tecidos. Os interessados também poderão participar, no dia 13 de janeiro, da oficina de desenho administrada por Rosângela, para estimular a criatividade e os passeios pela imaginação

O museu está localizado na avenida Dr. Luis Arrobas Martins, 1880, no Alto da Boa Vista, em Campos de Jordão. (Beatriz Falcão - programa de estágio)