Cultura
Bibliotecas Municipais fecham o ano com oficinas de colagem
Com entrada gratuita, exposições seguem em cartaz no Alto da Boa Vista
A oficina de colagem “Retrospectiva 2023 através da imagem e do texto” acontecerá durante a última semana de dezembro nas bibliotecas municipais de Sorocaba. Ministrada pela artista sorocabana Patrícia Maruccio, a participação é a gratuita e aberta a todos. No dia 28 de dezembro, às 14h, a atividade ocorrerá na Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury, no Centro. Já no dia 29 de dezembro, também às 14h, a ação acontecerá na Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger, no Alto da Boa Vista.
Na oficina, por meio de recortes de revistas, os participantes farão colagens manuais, com o uso do texto, transformando uma imagem em outra, ressignificando e trazendo novas perspectivas sobre imagens já existentes. A ideia é que cada pessoa retrate temas que marcaram o ano de 2023, como uma retrospectiva. A atividade gratuita é destinada a crianças a partir de 10 anos e adultos, sem necessidade de inscrição prévia.
A Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” fica na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-5723. Já a Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista.
Exposições
Duas exposições seguem em cartaz na Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger, no Alto da Boa Vista até dia 15 de janeiro. “Viva a Ancestralidade”, da artista plástica Mariza Faria apresenta obras feitas em papel Canson com giz pastel oleoso e com tinta acrílica. Entre as obras, o público poderá conferir, por exemplo, “Njinga com Bebê” e “Cor Ancestral.
Já a exposição “Caleidoscópio Cromático” conta com obras da artista plástica Gi Martins. Ela apresenta telas criadas a partir de uma fusão de técnicas, que variam das tradicionais às menos convencionais. Inspirada em talentosos artistas, como Callen Shaub, Simon Bullart, Olga Sorby, Molly Leach, Risnke Douna, Alex Voinea, Lari Namastê e muitos outros, Gi Martins leva os visitantes a uma jornada emocional, por meio de cores e formas retratadas em suas obras, como “Angels”, “Allegretto”, “Contemplazioni”, “Sintonia”, “Harmonia”, “Connections” e “Encontros”.
As duas exposições têm entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone: (15) 3228-1955. (Da Redação com Secom Sorocaba)