Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

OSS é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial

Orquestra, que foi fundada no século 20, comemorou com concerto festivo

15 de Dezembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Descerramento da placa contou com a presença de maestros, músicos e autoridades
Descerramento da placa contou com a presença de maestros, músicos e autoridades (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Fundada em meados do século 20, a Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS) recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Sorocaba. O reconhecimento se deu por meio da aprovação de uma lei municipal, em maio deste ano. O evento comemorativo, com descerramento da placa em homenagem à Orquestra na sede da Fundação de Desenvolvimento Cultural (Fundec), porém, aconteceu no último domingo (10).

A homenagem aconteceu após um concerto comemorativo e de encerramento da temporada artística da OSS.

Segundo a Fundec, a placa que marca o reconhecimento e que agora está em destaque no corredor superior do prédio da Fundação, “simboliza o compromisso contínuo da Orquestra com a excelência, inovação e o impacto positivo que ela tem na comunidade”.

A orquestra

A OSS foi fundada em meados do século 20, tendo os maestros Benedito de Camargo e Nilson Lombardi como os seus primeiros regentes, cuja apresentação de estreia foi realizada no dia 3 de outubro de 1949, no Cine Teatro São José. Na ocasião, a orquestra era administrada pela Sociedade Artística e Cultural de Sorocaba, entidade criada no mesmo ano com o objetivo de incentivar, cultivar e difundir a música clássica, artes visuais, dança e teatro.

Com mais de sete décadas de história, a OSS é uma das orquestras mais antigas do interior paulista e tem grande importância na cultura sorocabana. Desde 1992 é administrada pela Fundec.

Ao longo de sua história, a orquestra teve também como regentes Eduardo Ostergren, que em 2021 assumiu o cargo de maestro emérito. Atualmente, a orquestra tem como diretor artístico e regente o maestro Eduardo Pereira e realiza concertos regulares na cidade de Sorocaba e região, com parcerias de importantes instituições culturais como a Fundação Osesp, que permite levar a cultura sorocabana para grandes palcos como a Sala São Paulo, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, entre outros.

“A Fundec, em nome da OSS expressa sua sincera gratidão a todos os presentes no evento de descerramento da placa, bem como ao público, parceiros e colaboradores que contribuem para o seu sucesso contínuo”, complementa o comunicado festivo divulgado pela fundação na última quinta (14).

Informações sobre a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, futuros eventos e compra de ingressos on-line, estão disponíveis no site https://fundecsorocaba.com.br/programacao/ ou pelo contato pelo WhatsApp (15) 99669.2817.
A Fundec fica na rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro. (Da Redação)