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Cultura

São Paulo Escola de Dança lança primeiro livro digital

Obra será disponibilizada gratuitamente a partir de sexta-feira (15)

11 de Dezembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Por meio de fotos obra apresenta aulas e processos criativos
Por meio de fotos obra apresenta aulas e processos criativos (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O primeiro livro em formato digital da São Paulo Escola de Dança será lançado esta semana. A partir de sexta-feira (15), a obra “Diálogos e Práticas em Dança e Educação”, estará disponível gratuitamente no site da entidade (https://spescoladedanca.org.br/)

A obra, organizada pela diretora artística e educacional Inês Bogéa e pelo superintendente pedagógico José Simões, apresenta aulas e processos criativos. Por meio de fotografias que também mostram os próprios estudantes, o livro aborda conteúdos ligados ao ensino e práticas de dança. A proposta é aproximar o leitor do cotidiano da escola. “Nesta primeira publicação, queremos convidar os leitores a dialogarem e explorarem conosco compreensões que ampliem as visões sobre a dança”, pondera Inês Bogéa. E finaliza: “Além de uma expressão artística, nosso objetivo foi o de sistematizar experiências que fazem da dança também um veículo de aprendizado e transformação.”

A obra

A primeira parte da obra é dedicada a uma análise da dança no contexto educacional. A proposta é promove reflexões sobre a diversidade de processos formativos, como as contribuições da dança inclusiva e dos saberes enraizados na herança afro-brasileira. Isso é feito a partir de textos de Ivan Bernadelli, Kathya Maria Ayres de Godoy, Carolina Romano de Andrade, Jussara Xavier, Karla Dunder, Franciane Kanzelumuka Salgado de Paula e Elena Toscano.

Já a segunda parte do livro digital apresenta de maneira aprofundada dimensões metodológicas da própria São Paulo Escola de Dança. A partir do compartilhamento de insights sobre a implementação da mesma, os textos de Inês Bogéa, José Simões, Adriana Celi, Cássia Navas, Flávio Lima, Luiz Fernando da Silva Anastácio e Marcela Benvegnu abordam temas como estratégias e discussões que permeiam a dança e comunicação no ambiente educacional, passando ainda por debates atuais como a descentralização de histórias e historiografias para o ensino da dança. (Da Redação)