No telão
Willy Wonka é destaque entre as estreias
A programação traz, ainda, outros seis filmes, entre eles o nacional "O Sequestro do Voo 375"
A indústria cinematográfica apresentou ao público, há 52 anos, a magia do mundo dos doces com o longa “A Fantástica Fábrica de Chocolate”. As versões de 1971 e 2005 -- que contaram no papel principal os atores Gene Wilder e Johnny Depp, respectivamente -- arrecadaram quase US$ 475 milhões. Mas, por trás de toda magia que os longas proporcionaram, a curiosidade de saber quem era, de fato, Willy Wonka permanecia. Por isso, chega hoje (7) às salas de todo País a terceira fase dessa história de sucesso: “Wonka”.
O escolhido para viver a versão jovem do prelúdio do clássico foi Timothee Chalamet, que cantou e dançou nos números musicais, desenvolvidos pelo cantor Neil Hannon, da banda The Divine Comedy. Para a crítica, a comédia musical é boa, tanto que recebeu nota 8.5 do portal americano Rotten Tomatoes. “Com o diretor Paul King no comando e algumas novas músicas sólidas prontas, o calorosamente antiquado Wonka dá um toque adequadamente doce ao personagem clássico, ao mesmo tempo que deixa espaço para os tons mais sombrios do material original”, disseram os críticos em consenso na análise da obra.
Na sinopse, cheio de ideias e determinado a mudar o mundo, o jovem Wonka embarca em uma aventura para espalhar alegria através de seu delicioso chocolate. Nela, ele acabou conhecendo o seu fiel e icônico assistente, Oompa Loompa -- interpretado por Hugh Grant --, que o ajudar a enfrentar os obstáculos para se tornar o maior chocolatier já visto.
O elenco conta com outros nomes estrelados, como Sally Hawkins, que vive a mãe de Willy, enquanto o comediante Rowan Atkinson, o eterno personagem Mr. Bean, interpreta o Padre Julius. A história é baseada no livro homônimo, do autor britânico Roald Dahl.
Além de “Wonka”, a programação sorocabana aposta em outras seis produções, uma delas é o “O Sequestro do Voo 375”, que mostra uma história real que mudou os rumos da aviação nacional.
Nacionais
Em setembro de 1988, um homem insatisfeito com a situação do Brasil sequestrou o voo da Viação Aérea São Paulo (VASP) 375 com o objetivo de atingir o Palácio do Planalto em Brasília. O presidente da época era José Sarney. Tal história mudou drasticamente o universo da aviação nacional por trazer novos protocolos de segurança. O responsável pelo sequestro foi o maranhense Raimundo Nonato Alves da Conceição, que morreu no hospital dias após ser alvejado.
O fato mobilizou o roteirista Lusa Silvestre para produzir o longa “O Sequestro do Voo 375”, que traz cenas dos momentos de tensão. O ator a dar vida ao personagem principal é Jorge Paz. Já para interpretar o piloto obrigado a seguir as ordens de Nonato e executar manobras que jamais haviam sido tentadas com um avião daquele tamanho, o ator Danilo Grangheia. Em entrevista à BBC, o diretor Marcus Baldini disse que “esse é o 11 de setembro brasileiro, o quase 11 de setembro brasileiro”.
A atriz Larissa Manoela estrela mais um filme de comédia dramática: “Tá Escrito”. O roteiro mostra a estudante de publicidade Alice que sonha em ser uma influencer famosa. Apesar do esforço, o querer não se torna realidade. Porém, isso muda quando ela ganha um presente -- um caderno de astrologia -- que mudará seu futuro como sempre quis e até influenciar a todos. Além de Larissa, seu namorado, André Luiz Frambach também atua no longa que ainda conta com Caroline Dallarosa.
Formada por Bruno Faglioni, Rogerio Feltrin, Eduardo Faro e Grevão, a banda de rock cristã “Rosa de Saron” exibe nos cinemas o show realizado em agosto, no Teatro Municipal de São Paulo. O espetáculo marca os 35 anos de história da banda. A apresentação contou com participações especiais de Pe. Fábio de Melo, Gustavo Mioto, Leonardo Gonçalves e a cantora lírica Carmen Monarca.
Direto de Hollywood
Dezembro é um dos meses que a indústria de Hollywood lança diversos filmes. Nesta semana, os gêneros são ação, terror e cristão. Com a proximidade do Natal, “Jornada para Belém” é uma das opções e conta a trajetória de Maria para conceber Jesus. Com atuação de Fiona Paloma, Milo Manheim e Antonio Banderas, a mãe de Jesus mantém-se firma na crença que Deus fez a ela, apesar da ameaça do rei Herodes.
“O Silêncio da Vingança” é um filme de ação e suspense estrelado por Joel Kinnaman, Catalina Sandino Moreno, Kid Cudi, Yoko Hamamura e Vinny O’Brien. Totalmente sem diálogos, o longa mostra um homem em uma frenética busca por vingança quando seu filho é vítima de um violento fogo cruzado entre gangues.
Por fim, um longa de terror. Baseado em um trailer do diretor “Grindhouse” (2007), de Quentin Tarantino, “Feriado Sangrento”, se passa em uma cidade dos Estados Unidos onde surgiu o feriado de Ação de Graças. Após uma confusão durante a Black Friday terminar em tragédia, a população passa a ser aterrorizada por um serial killer misterioso. Com vítimas aleatórias e sem qualquer tipo de conexão aparente, o assassino parece não ter um plano -- mas logo os moradores descobrem que, na verdade, tudo faz parte de uma trama macabra. (Thaís Marcolino)