No telão
Jogos Vorazes de volta às telonas para desvendar segredos do passado
Um novo capítulo da franquia Jogos Vorazes chega aos cinemas nesta quinta-feira, 16. Com o subtítulo ‘A cantiga dos pássaros e das serpentes‘, para quem leu o livro homônimo de Suzanne Collins -- que serve de base para todos os longas - a surpresa não é tanta em relação ao desenrolar da história, mas é nas telonas que as cenas imaginadas a cada capítulo lido se tornam realidade.
Desde 2012, o público conhece o país distópico e futurista chamado Panem. Desde então, foram quatro capítulos dessa sega que levaram milhões de pessoas aos cinemas do mundo todo. Agora, os fãs podem acompanhar o quinto lançamento, que chega oito anos após o último, intitulado ‘A esperança: O final‘.
Apesar de toda expectativa gerada, principalmente pelo elenco de peso reunido, a nota do portal americano especialista em cinema, Rotten Tomatoes, até a tarde de terça-feira, 14, era 6,7. Em consenso, os críticos disseram que ‘uma história emocionante ajuda a fazer do filme um retorno digno a Panem, apesar de um final apressado e um tanto frustrante‘. E olha que a produção tem quase 2h40min e entre os artistas presentes estão Tom Blyth, Rachel Zegler e Peter Dinklage.
A história por trás desse novo longa é como uma abertura para a descoberta mais profunda dos preceitos de Panem. Para isso, foi necessário voltar as páginas do calendário em 64 anos para mostrar momentos antes de Katniss Everdeen se voluntariar como tributo e décadas antes de Coriolanus Snow se tornar o tirânico presidente do país.
Sendo assim, ‘Jogos Vorazes: A cantiga dos pássaros e das serpentes‘ segue o jovem Coriolanus, que é a última esperança para sua linhagem decadente, a outrora orgulhosa família Snow que caiu em desgraça. Com seu sustento ameaçado, Snow é relutantemente designado como mentor de Lucy Gray Baird, um tributo do empobrecido Distrito 12. Depois que o charme de Lucy cativa o público de Panem, Snow vê uma oportunidade de mudar seus destinos. Lutando contra seus instintos tanto para o bem quanto para o mal, Snow parte em uma corrida contra o tempo para sobreviver e revelar se acabará se tornando um pássaro canoro ou uma cobra.
A direção do quinto filme segue nas mãos de Francis Lawrence, que também ocupou o cargo em todos os longas da franquia, exceto o primeiro. A classificação indicativa é para 12 anos. (Thaís Marcolino)