RBD, SHOWS, Brasil, fãs, expectativa, Ansiedade
Fãs relatam expectativas e ansiedade para shows do RBD no Brasil
Admiradores do grupo que esperam há 15 anos para realizar sonho de ver os ídolos de perto já se preparam para as apresentações
As gravatas vermelhas já estão separadas e as músicas, todas na ponta da língua. Faltando um dia para o início da turnê da banda mexicana RBD no Brasil, fãs conversaram com o Cruzeiro do Sul sobre as suas expectativas, a preparação e a ansiedade para os shows. Para os admiradores do grupo, ver Anahí, Dulce María, Maite Perroni, Christopher von Uckermann e Christian Chávez nos palcos, ao vivo, será a realização de um sonho pelo qual esperam há 15 anos. A Soy Rebelde Tour no País começou no dia 9 e vai até 19 de novembro, com oito shows, sendo seis em São Paulo e dois no Rio de Janeiro.
Assistir a uma apresentação do grupo, que fez sucesso entre 2004 e 2009, é o maior desejo do assistente administrativo Bruno Alves Carvalho, de 30 anos, morador de Votorantim. Na última turnê da banda -- Tour del Adiós --, em 2008, ele juntou dinheiro, recebeu contribuições financeiras de amigos e até buscou uma maneira de obter renda extra para tentar viabilizar o sonho. “Eu peguei latinha para vender”, conta. Porém, o valor angariado não foi suficiente para comprar o ingresso. Com isso, ele acreditava ter perdido a última chance de ver os seus ídolos de perto. “Eu chorei meses e meses, fiquei doente”, relembra.
Quinze anos depois, a frustração e a tristeza ficaram para trás, pois, desta vez, ele irá aos oito shows. Determinado a conseguir convites para todos, assim que o grupo anunciou a turnê, em janeiro de 2023, acampou em frente à bilheteria do Estádio do Morumbi, em São Paulo, 12 dias antes do início das vendas. Inclusive, foi o terceiro da fila. Já as entradas para as duas apresentações no Rio foram adquiridas por amigas também acampadas no arredores do Estádio Olímpico Nilton Santos (Engenhão).
O RBD vai fazer oito shows no Brasil durante a Soy Rebelde Tour (crédito: Reprodução/Instagram/Anahi)
Agora, para tentar ficar na frente do palco, Carvalho repetirá a estratégia de acampar antecipadamente, tanto em São Paulo, quanto no Rio. “Fã de carteirinha”, ele transborda ansiedade e felicidade por saber que, finalmente, realizará uma das suas metas de vida. “Eu não consigo dormir direito, não estou falando sobre outra coisa, estou evitando ouvir as músicas, se não, já começo a chorar”, comenta. “Já estou com todas as roupas separadas, gravata comprada, mala feita”.
Dono de uma coleção com mais de cinco mil itens de RBD, Carvalho também tem o amor pela banda registrado na pele, com uma tatuagem de Maite Perroni, sua integrante favorita. Segundo o rapaz, mesmo após o fim do grupo mexicano, em 2008, ele continuou acompanhando as carreiras individuais de cada membro, porque se identifica com eles, os ideais que defendem e as mensagens das canções. Para ele, ver os ídolos novamente reunidos na turnê de 2023 é como uma viagem no tempo, afinal, consegue sentir, outra vez, todas as emoções que viveu na infância e adolescência. “Eles propagavam algo muito importante sobre igualdade, uma coisa que não tinha naquela época; eu sempre falo sobre a representatividade que eles têm para toda uma geração”, explica. “As letras das músicas parecem que conversam comigo”.
Para Bruno, ver os ídolos novamente reunidos na turnê de 2023 é como uma viagem no tempo, afinal, consegue sentir, outra vez, todas as emoções que viveu na infância e adolescência (crédito: Arquivo pessoal)
"RBD é algo inexplicável"
O amor pela banda também é compartilhado pela contadora Fernanda Santos, de 25 anos. A fã, que se divide entre Araçoiaba da Serra e Sorocaba, vai a um show em São Paulo, na sexta-feira da semana que vem (17), e não se aguenta de tanta ansiedade. “O RBD é algo inexplicável, é um amor, uma energia que abala milhares de pessoas ao redor do mundo, e saber que eu vou ter a oportunidade de estar presente neste momento é mágico”, diz.
Fernanda Santos não esconde a felicidade por ter conseguido o ingresso para o show do dia 17, em São Paulo, e já se prepara para ver os ídolos de perto (crédito: Arquivo pessoal)
Embora faltem alguns dias para viver seu sonho, Fernanda já está com tudo pronto. Assim que finalizou a compra do ingresso, no primeiro semestre deste ano, aproveitou para preparar o look, que será inspirado no uniforme da Elite Way School -- usado pelos personagens na escola fictícia de respectivo nome durante as gravações da novela “Rebelde”. “Já estou com minha mochila para o dia do show toda pronta, capa de chuva, carregador portátil, comidinhas. Vou chegar no Allianz por volta das 10h, para conseguir um lugar legal”, conta.
Assim como Bruno, a contadora tentou participar de outros shows do RBD em solo brasileiro, mas, pela pouca idade que tinha e questões financeiras, não pode comparecer. Por isso, apesar de ir apenas a um show, acredita que ficará muito feliz. “Foi incrível saber que aquele grupo que muita gente dizia ser o grupo ‘morto’ estaria de volta para uma última tour, e eu poderia ir pagando tudo do meu bolso, com muito esforço, claro, mas estou realizando o sonho lá da Fernanda de 2006 e de 2008”, revela.
Desde a criação do grupo, Fernanda coleciona os mais variados objetos, como pôsteres, revistas e identidade dos integrantes (crédito: Arquivo pessoal)
Fernanda é fã de todos os integrantes e não consegue eleger um único preferido. Mas tem uma frase de Anahí que guarda com muito carinho e reflete, ao menos um pouco, a sensação de ver os cinco de perto. “Como ela (Anahí) sempre disse: ‘Nunca desista de seus sonhos e nunca esqueça a criança que vive dentro do seu coração’”, finaliza. (Thais Marcolino e Vinicius Camargo)
Galeria
Confira a galeria de fotos