Cultura
Exposição comemora 150 anos do inventor Santos Dumont
Mostra no Museu Catavento conta a história do brasileiro inventor do avião
A exposição “Santos Dumont: entre máquinas e sonhos”, em comemoração ao aniversário dos 150 anos de nascimento do criador do avião, está em cartaz no Museu Catavento, em São Paulo. Entre os pontos de destaque estão réplicas em tamanho real dos aviões Demoiselle e 14-bis, criados por Santos Dumont. As réplicas foram construídas pelo Museu Aeroespacial e integrarão o acervo do Catavento. A mostra segue até abril de 2024 e tem entrada gratuita às terças-feiras. Durante os outros dias o ingresso custa R$ 15.
Os visitantes podem explorar a vida e as conquistas do inventor brasileiro, assim como sua relação com as ciências, principalmente com a engenharia, aeronáutica e a física. A exposição ocupa uma área de 500 metros quadrados no total, incluindo a área interna e a área externa.
Através de detalhados painéis visuais interativos e dioramas, a mostra apresenta o nascimento das muitas inquietações de Dumont que o transformaram em um grande inventor, tendo em Paris, na França, pontos marcantes. Toda a exposição explora a conexão entre o inventor do avião e a missão do Museu Catavento, de despertar o interesse pela ciência e tecnologia.
“É uma exposição de toda a trajetória de vida do Santos Dumont, desde a infância até a vida adulta, levando em consideração toda a influência que teve na ciência.”, destaca a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton.
Os visitantes conhecerão também as máquinas voadoras criadas por Dumont em Paris, como o Balão Brasil, o dirigível N-3 e o dirigível N-6 (com o qual ele circulou a Torre Eiffel e ganhou o Prêmio Deutsch em 1901).
A exposição é patrocinada pelo Grupo Ultra, Embraer e tem o apoio da Força Aérea Brasileira e do Museu Aeroespacial, Museu Paulista, Instituto Cultural Santos Dumont e da Fundação Casa de Cabangu. O Museu Catavento fica na avenida Mercúrio, s/n, Parque Dom Pedro II, Centro de São Paulo. Mais informações sobre horários e ingressos pelo https://museucatavento.org.br/home. (Da Redação)