Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Mostra ‘Filmes de barro’ exibe dois documentários

Projeto revela ceramistas que preservam saberes ancestrais

11 de Setembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Curta sobre o cotidiano da artista baiana Dagmar está na programação de amanhã
Curta sobre o cotidiano da artista baiana Dagmar está na programação de amanhã (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A mostra “Filmes do barro” acontece amanhã (13), às 19h, no Sesc Sorocaba. “Dagmar, filha do barro” e “Do pó da terra”, documentários que resgatam pesquisas audiovisuais sobre práticas cerâmicas, serão exibidos gratuitamente. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria da unidade uma hora antes da exibição. Com curadoria de Rodriguez Remor, o projeto também busca revelar mestres e seus saberes, apresentando técnicas, procedimentos, questionamentos e contextos de grupos étnicos e ancestrais no território brasileiro.

“Dagmar, filha do barro” acompanha o cotidiano da artista baiana Dagmar Muniz de Oliveira, que manufatura os maiores vasos cerâmicos do Brasil. Com 86 anos ela produz regularmente os maiores vasos de cerâmica do Brasil, que podem levar até 45 dias para serem modelados e semanas para que estejam secos e aptos à queima artesanal.

O curta tem 21 minutos e foi produzido em 2022 tendo direção de Rodriguez Remor. O vídeo mostra o matriarcado na luta pela sobrevivência e manutenção de tradições ancestrais dos ceramistas que usam o barro do foz do Jequitinhonha. O curta é uma versão condensada da videoinstalação homônima em apresentação no 37º Panorama da Arte Brasileira, em cartaz no Museu da Arte Moderna (MAM), em São Paulo.

O longa “Do pó da terra” apresenta um retrato afetivo e aprofundado sobre a relação entre os artesãos e moradores do Vale do Jequitinhonha e a matéria-prima que utilizam, o barro, substância que vem da terra de onde vieram os homens e que dá a chance de transformar miséria em arte. A direção é de Maurício Nahas e foi produzido em 2016.

Segundo o texto de apresentação, o projeto “é um convite à reflexão sobre o fazer do barro e a urgência da salvaguarda desses conhecimentos, que minguam na mesma medida em que territórios tradicionais são loteados e invadidos recebendo novas populações e funções.”

O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. Mais informações sobre essa e outras atividades pelo https://www.sescsp.org.br/ e pelo (15) 3332-9933. (Da Redação)