Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura afro-brasileira

Documentário sobre cultura africana tem exibição gratuita

"A África em sons e cores" contou com a participação de alunos da rede municipal

10 de Setembro de 2023 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Estudantes aprenderam teoria e prática sobre cinema, fotografia e responsabilidade nas redes sociais
Estudantes aprenderam teoria e prática sobre cinema, fotografia e responsabilidade nas redes sociais (Crédito: Divulgação)

O documentário “Onildo - A África em sons e cores”, com direção de Cleiner Micceno, será lançado na próxima terça-feira (12), às 19h30. A exibição será gratuita e acontecerá na sala 6 do Cineplay do Sorocaba Shopping. Além do curta-metragem, o público terá a oportunidade de conferir o making of do filme e participar, ao final da sessão, de um bate-papo.

Viabilizado com recursos do edital 2022 da Lei de Incentivo à Cultura (Linc) de Sorocaba, realizado pela Secretaria de Cultura (Secult), o projeto cultural teve a proposta de levar aos alunos da Escola Estadual “Reverendo Ovídio Antônio de Souza”, no Nova Esperança, uma imersão no universo do audiovisual, entre março e junho deste ano. Nesse período, eles tiveram a oportunidade de aprender teoria e prática sobre cinema, fotografia, responsabilidade nas redes sociais, participando de todo o processo da produção do curta-metragem, até a sua finalização.

Os alunos ainda tiveram contato com a cultura africana, já que o tema do curta-metragem foi a história de Onildo de Deus Aguiar, pesquisador de culturas africanas. Natural de Santos e radicado em Sorocaba, ele foi membro do Nucab (Núcleo de Cultura Afro-brasileira) da Universidade de Sorocaba (Uniso). Musicólogo, artista plástico e escritor, participou também de várias edições da publicação Cadernos Negros Quilombhoje (SP).

Colecionador de vinis de músicas do continente africano, Onildo confecciona máscaras de inspiração em diversas culturas inerentes à África e também é colecionador de objetos de origem de diversos países desse mesmo continente. Ele, ainda, teve uma banda nos anos 90, chamava Ngoma, que cantava em diversos dialetos e línguas africanas.

Os alunos conferiram palestras de Onildo sobre o tema, que foi base do documentário, mostrando a diversidade da cultura africana. Todo processo foi realizado com o acompanhamento das professoras, coordenadora e diretora da escola estadual. Já, o making of, gravado pelos próprios alunos, contém depoimentos dos professores e funcionários envolvidos no projeto e de quatro dos alunos participantes.

Os ingressos gratuitos serão distribuídos por ordem de chegada, a partir de uma hora antes do início da sessão. O Sorocaba Shopping está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 1.700, no Centro. (Da Redação com Secom Sorocaba)