Cultura
Projeto disponibiliza obras inéditas de Nilson Lombardi
Pianista e compositor sorocabano foi grande expoente da música brasileira
Músicos, professores, pesquisadores e o público em geral podem, a partir de agora, baixar partituras e escutar obras inéditas do compositor sorocabano Nilson Lombardi, falecido em 2008. O projeto “Nilson Lombardi: Obras para piano e câmara” disponibilizará as gravações das execuções em plataformas de música streaming e de vídeo. No website do compositor (www.nilsonlombardi.com.br) há publicações do material audiovisual e também das partituras de todas as peças inéditas gravadas. O projeto foi selecionado e financiado pelo Proac, Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
“Sua obra tem sido executada em salas de concerto inclusive fora do País, além de figurar em programas didáticos em escolas de música”, explica a pianista Lucia Bismara, proponente e realizadoras do projeto.
As composições musicais de Lombardi começaram a despontar no cenário musical brasileiro na década de 60, angariando diversos prêmios de composição. Nesse período algumas de suas obras premiadas foram publicadas em partituras -- que hoje estão fora de catálogo -- e apenas um álbum em vinil foi lançado com parte de seu repertório (também esgotado).
“Em 2002 foi lançado o livro ‘Nilson Lombardi: obra completa’, o qual está esgotado, pois se tratava de uma publicação independente com exemplares limitados”, explicou o professor Paulo Edson, diretor musical do projeto. O compositor Nilson Lombardi pertenceu à segunda geração pós-nacionalista e teve estreita relação com o compositor Camargo Guarnieri (1907-1993), sendo seu aluno na Escola Paulista de Composição.
Segundo o músico Fabio Goya, a obra pianística de Lombardi tem lugar de destaque em âmbito didático com as peças “Seis miniaturas” e “Ciclo miniatura”, inseridas no currículo de diversas escolas de piano do Estado, apesar de várias delas permanecerem desconhecidas do grande público. “Através desta iniciativa, pretendemos dar visibilidade ao seu legado disponibilizando acesso às obras ainda inéditas do compositor, através de material áudio visual e partituras disponibilizadas em plataformas digitais e website do compositor, além das ações de divulgação com concertos de lançamento e em escolas de música da região”, explicou Goya, que também é diretor musical do projeto.
Fazem parte ainda do projeto, concertos de lançamento e workshops (abordando dados biográficos do compositor e uma análise estética de suas principais obras). O primeiro encontro acontece amanhã (2) e é exclusivo para alunos, já em 16 de setembro, o workshop será aberto ao público, na Sala Fundec, em Sorocaba.
Já os concertos acontecerão no dia 16, na Sala Fundec, que fica no Centro de Sorocaba. e no dia 22 de setembro, na Escola Pró-Música, em Campinas. Inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo whatsApp (15) 997015174. Todas as atividades têm entrada gratuita. (Da Redação)