Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Encontros Culturais debate Millôr Fernandes

21 de Agosto de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Desenho de Millôr feito em 1973 hoje é parte do acervo do Instituto Moreira Sales
Desenho de Millôr feito em 1973 hoje é parte do acervo do Instituto Moreira Sales (Crédito: REPRODUÇÃO ACERVO MOREIRA SALES)

A vida e a obra de Millôr Fernandes (1923-2012) será o tema do próximo Encontros Culturais, promovido pelo Gabinete de Leitura Sorocabano. O evento acontecerá nesta quinta-feira (24), das 14h às 16h, sendo gratuito e aberto a todos os interessados.

No evento, realizado semanalmente, além de um bate papo sobre o tema, são feitas exibições de música e imagens sobre o assunto, sempre ligado à arte, literatura, história e folclore.

Millôr Fernandes foi jornalista, escritor, desenhista, dramaturgo e tradutor. Autodidata, seu estilo crítico e polêmico marcou o século 20. Nascido no Rio de Janeiro, órfão de pai e mãe muito cedo, iniciou sua carreira na revista O Cruzeiro. Atuou no Pasquim, jornal que marcou época entre 1969-1991, junto com Jaguar, Sérgio Cabral, Ziraldo, Fortuna e outros, por seu estilo contundente e crítico à situação política e econômica da época.

Millôr estreou no teatro com a peça “Uma mulher em três atos” (1957). Mas foi com “Um elefante no caos” (1960), que conquista premiações e sucesso. Ele deixou 30 livros publicados, além das peças teatrais. O Gabinete de Leitura Sorocabano fica na praça Cel. Fernando Prestes, Centro de Sorocaba. (Da Redação)