Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Rafael Abdalla lança novo álbum ‘Aláfia‘, hoje, no Sesc

Músico flerta com diferentes vertentes rítmicas da música brasileira

17 de Agosto de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Contrabaixista e compositor Rafael Abdalla sobe ao palco hoje, às 20h
Contrabaixista e compositor Rafael Abdalla sobe ao palco hoje, às 20h (Crédito: DIVULGAÇÃO)

“Aláfia”, verbete de origem iorubá que carrega significados positivos como beleza, paz e prosperidade. Este é o nome do quarto álbum do contrabaixista e compositor Rafael Abdalla, e que será lançando hoje (18), no Sesc Sorocaba. Natural de Mato Grosso do Sul, o músico conta que se apresentar em Sorocaba tem um significado especial, e lembra da época que morou em Tatuí, para formação no Conservatório da cidade. O show de Abdalla começa às 20h e os ingressos custam de R$ 10 a R$ 30.

O instrumental estará no setlist do show de hoje. No palco, a mesma formação da gravação, com Abdalla no contrabaixo acústico, Cleber de Almeida (bateria), Beto Correa (piano), Rodrigo Ursaia (saxofone) e Andréa dos Guimarães (voz). Além das músicas do disco, já disponíveis nas plataformas de música digital, o repertório do show reserva espaços para surpresas, como uma eventual releitura de um standard brasileiro e, claro, momentos de improvisação e interação totalmente livres que são típicos do jazz. “Eu gosto de colocar o pé na beira do abismo. Pode ser um desastre ou pode ser mágico. Mas, o que é desastre e o que é magia”, questiona o artista.

Cidadão do mundo e músico experiente e de vasta experiência internacional, com graduação na Irlanda e mestrado na Holanda, Abdalla encontra em “Aláfia” uma espécie de “volta pra casa”, já que o disco flerta com diferentes vertentes rítmicas da música brasileira. “Cada disco, para mim, é a fotografia de um momento. Como neste momento estou muito envolvido na academia, acho que ‘Aláfia’ marca uma fase de maior consciência no processo composicional, que pra mim é muito intuitivo”, destaca.

As composições do novo álbum foram feitas durante sua imersão acadêmica na América, entre abril e maio de 2022, e gravadas em agosto do mesmo ano, em São Paulo. “É um disco que celebra os caminhos abertos para a plenitude, a felicidade. É o registro de um momento sem frustração e é o que eu desejo a todos”, convida.

Abdalla, atualmente cursa PhD em composição na University Of Florida, nos Estados Unidos, onde também é professor assistente. Com “Aláfia”, ele acaba de conquistar dois prêmios no 46º Downbeat Magazine Students Awards nas categorias Melhor Grupo Latino e Melhor Composição, com a faixa “Canção da esperança”.

O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555. Outras informações pelo (15) 3332-9933. (Da Redação)