Buscar no Cruzeiro

Buscar

No telão

Com gêneros diversos, salas de cinema terão oito estreias

"A era de ouro" e animação "Gatos no museu" são os destaques

09 de Agosto de 2023 às 23:01
Thaís Marcolino [email protected]
Em
Em "A era de ouro", Jeremy Jordan vive Neil Bogart, criador da Casablanca Records (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Há um tempo os cinemas de Sorocaba não lançavam, ao mesmo tempo, tantos filmes em uma única semana. A partir de hoje (10), oito novos longas passam a integrar a programação da cidade. Os gêneros são diversos. Entre eles, terror, documentário, animação infantil, animes, comédia dramática e musical.

O primeiro deles fala sobre um dos responsáveis pela revelação de grandes artistas do cenário musical, como Kiss, Parliament, Donna Summer e The Village People nos anos 70. “A era de ouro” é um filme biográfico musical sobre Neil Bogart, criador da Casablanca Records e vivido por Jeremy Jordan. A trama mostra a história de superação de um homem que, apesar de morrer aos 39 anos, viu seu sonho se tornar realidade graças à perseverança e à crença de que tudo é possível e vale a pena tentar. A direção fica a cargo de Timothy Scott Bogart, filho da figura central da trama.

Aguardado pelos brasileiros, sobretudo os devotos do padroeiro dos guerreiros, o documentário “São Miguel Arcanjo - O anjo maior” chega às telonas brasileiras na expectativa de alcançar o mesmo público que teve nos Estados Unidos: 50 mil ingressos em um único dia. Com enredo e direção do polonês Wincenty Podobinski, o filme apresenta entrevistas com escritores, fiéis e membros do clero, que compartilham suas perspectivas sobre o chefe do exército celeste. O público poderá conferir, também, visitas a santuários icônicos, como o Monte Sant’Angelo e Santa Maria La Nova, na Itália.

Estreado mundialmente no 76º Festival de Cinema de Cannes em 2023, onde concorreu à Palma de Ouro, “Asteroid city” é uma comédia dramática ambientada na década de 1950. Apresentada em formato de peça, a história segue uma convenção organizada para unir alunos e pais em uma competição acadêmica, até que o caos repentinamente se instala. Acontecimentos em escala global ameaçam perturbar espetacularmente o itinerário da convenção. Estão no elenco os atores Jason Schwartzman, Scarlett Johansson e Tom Hanks.

Terror

O ursinho Pooh e seu amigo Leitão não estão tão fofinhos quanto na história contada, desde 1926, em todo o mundo. A releitura macabra “Ursinho Pooh: Sangue e mel” mostra que após serem “abandonados”, os personagens ficam furiosos, famintos e magoados. Perdendo totalmente a personalidade amigável e mansa, eles agora são um urso e um porco altamente ferozes a procura de presas e desejando matar qualquer um que se atreva a entrar na Floresta dos Sonhos Azuis.

Animação

Nada como uma animação leve e cheia de risadas para aliviar o clima. E é isso que “Gatos no museu” promete oferecer. O filme infantil mostra a amizade do gato Vincent e do rato Maurice, que escapam de um enchente. Com isso, são enviados para São Petersburgo, na Rússia. Em busca de uma verdadeira família felina, o gato conhece um esquadrão felino que protege o museu da cidade de roedores. Para não perder o velho amigo, Vincent tenta escondê-lo, mas entre tantas aventuras, esses guardas de quatro patas não imaginam que a Monalisa -- uma das pinturas mais famosas da história -- está preste a ser roubada.

Gangues de Tóquio

A mostra de cinema “Gangues de Tóquio”, realizada pela Sato Company -- uma das mais renomadas empresas de distribuição de conteúdo asiático no Brasil -- exibe por uma semana três filmes icônicos que abordam o tema que dá nome à Mostra. Um dos destaques é “Akira”, de Katsuhiro Otomo. Remasterizado em 4K, a produção é considerada um marco da animação japonesa. Trata-se da adaptação de um popular mangá publicado em 1981, com roteiro e arte de Otomo

Já “Tokyo Revengers” estava programado para estrear em 2020, mas precisou ser adiado devido à pandemia de Covid-19. A trama gira em torno de Takemichi Hanagaki, que acaba viajando para o passado no momento em que sua ex-namorada é assassinada. Com a oportunidade, ela tenta reverter a situação e mudar o futuro.

Por último, os fãs de anime podem conferir a história de Naoko no longa “Office Royale”. Funcionária em um escritório como outro qualquer, a chegada de Ran Hojo -- que tem o carisma e a força de uma heroína de mangá -- muda todo o cenário daquele lugar. (Thaís Marcolino)