Cultura
Exposição traz obras têxteis à Biblioteca Municipal de Sorocaba
Produzidas pela artista Ana Maria Reis, "Madalenas no Alto da Boa Vista" pode ser conferida a partir desta terça-feira (8)
A população pode conferir, a partir desta terça-feira (8), a exposição “Madalenas no Alto da Boa Vista”, com obras têxteis produzidas pela artista Ana Maria Reis, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada no Alto da Boa Vista. Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a mostra gratuita tem como intuito valorizar os artistas locais e aproximar a arte da população.
Em 8 de dezembro de 2018, uma educadora que caminhava pelo Campolim avistou uma garça com um lacre preso no bico. Após várias tentativas, a garça, chamada carinhosamente de Madalena, foi resgatada e salva pelos profissionais do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Baseada nesse acontecimento, a artista têxtil Ana Maria Reis criou a obra Madalena.
A exposição utiliza esse acontecimento com a garça para apontar os desafios e as perspectivas do planeta no que se refere à relação de convivência homem e natureza, além de manifestações artísticas que permitem evidenciar a realidade. Exemplo disso é a obra Arara Azul, que trata da extinção dessa espécie na natureza, e a obra Tuiuiú, sobre as queimadas no Pantanal.
As obras têxteis são bordadas, técnica mais utilizada pela artista, que também diversifica nas transformações de fios, texturas e desenhos. “Madalenas no Alto da Boa Vista” poderá ser conferida até 11 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-1955.
A artista
Ana Maria Reis reside em Sorocaba e trabalha diretamente com tecidos, texturas e linhas há 30 anos. Atua como pesquisadora nos questionamentos acerca da natureza, de espaço e de culturas em suas obras, agregando temas relacionados aos valores históricos, por acreditar na relevância da arte têxtil e dos comportamentos humanos, com visão de singularidade e disciplina.
Durante esse percurso de 30 anos, atuou paralelamente com a Educação. Possui Mestrado em Educação (Uniso), pós-graduação em Estatística (USP) e cursa, atualmente, pós-graduação em Bordado (Unifesp).
Expõe suas obras há 10 anos, tendo participado do Festival de Arte Têxtil – Fibra de Artista (RS), com exposição individual e coletiva; exposição ALESP; projeto Ô de Casas (com Mônica Salmaso); exposição Mega Artesanal; exposição Grupo Matilha e exposição Teia e Movimento de Arte. (Secom Sorocaba)