Buscar no Cruzeiro

Buscar

Luto

João Donato, mestre da bossa nova, morre aos 88 anos no Rio

Ao longo da carreira, de mais de 70 anos, expandiu os limites da MPB ao fundir jazz, samba e outros ritmos latinos e caribenhos

17 de Julho de 2023 às 10:39
Cruzeiro do Sul [email protected]
.
Há cerca de um mês, Donato cancelou sua participação em show em Los Angeles, no Estados Unidos, já por problemas de saúde (Crédito: Divulgação)

O pianista, arranjador, cantor e compositor João Donato morreu aos 88 anos na madrugada desta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro. A assessoria de imprensa do compositor confirmou a informação.

Há cerca de um mês, Donato cancelou sua participação em show em Los Angeles, no Estados Unidos, ao lado da cantora e compositora Joyce Moreno, já por problemas de saúde.

No dia 30 de junho, em seus perfis nas redes sociais, o músico postou que havia ficado internado por 26 dias, mas que, naquele momento estava bem, ao lado do filho, em casa. A causa da morte não foi divulgada até a última atualização desta notícia.

João Donato foi um dos principais nomes da bossa nova, parceiro de João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e outros. Ao longo da carreira, de mais de 70 anos, expandiu os limites da MPB ao fundir jazz, samba e outros ritmos latinos e caribenhos.

João Donato de Oliveira Neto nasceu em 17 de agosto de 1934 em Rio Branco, Acre. Compositor, pianista e arranjador, ele fez a primeira gravação em 1949, aos 15 anos, tocando acordeon, no disco de estreia de Altamiro Carrilho. 

Foi o início de mais de 70 anos de carreira, consagrado no País e no exterior, em que fez parcerias com os maiores nomes da bossa nova e também artistas brasileiros como Dorival Caymmi. (Estadão Conteúdo)