Cultura
Biblioteca Municipal terá oficina sobre escrita de cartas
Atividade gratuita será na próxima sexta-feira, no Alto da Boa Vista
Uma oficina para ensinar a escrever cartas. Essa é a proposta de “O eu e o outro: Como escrever cartas?”, na Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger, no Algo da Boa Vista, na próxima sexta-feira (21), às 14h. Promovida pela Secretaria da Cultura (Secult), a atividade será gratuita e voltada para crianças a partir de 9 anos e adultos.
Quem ministra a oficina é Pedro Carvalho, historiador, arquivista e mestrando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), onde pesquisa epistolografia brasileira. Carvalho também é o responsável técnico pelo acervo do Centro de Memória Urbana da Unifesp (CMUrb/Unifesp).
O intuito da oficina é compartilhar conhecimento sobre os antigos meios de comunicação com a nova geração, estimulando a criatividade e a escrita. O público terá a oportunidade de conhecer as principais características e elementos da correspondência, a partir de exemplos. Além disso, a atividade vai propor a produção escrita de uma carta.
A atividade faz parte da programação diferenciada oferecida ao público e elaborada pela equipe da Biblioteca Municipal, que acontece sempre às sextas-feiras, visando também incentivar o gosto pela leitura entre os participantes.
As vagas são limitadas, por isso, é necessário se inscrever pelo e-mail: [email protected].
Música
Quem for até a biblioteca ainda vai poder conferir a exposição “Depois do Carnaval, será ainda Carnaval!”, que reúne uma seleção de discos de vinil que narram parte da história do Carnaval no Brasil.
São vinis de escolas de samba do Rio de Janeiro, como Acadêmicos do Salgueiro; trilha sonora do filme franco-brasileiro “Orfeu Negro”; de Jamelão, o grande puxador de sambas-enredo em gravações, entre outros. Os discos fazem parte da coleção do pesquisador Onildo de Deus Aguiar e ficarão expostos até dia 30.
A Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger fica na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações: (15) 3228-1955. (Da Redação)