Alto da Boa Vista
Pintura e música são temas de mostras na Biblioteca Municipal
"Tempo de arte" e "Depois do Carnaval" têm entrada gratuita
A Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger, no Alto da Boa Vista, está com duas exposições em cartaz. Hoje (5) começa a mostra “Tempo de arte”, com obras do artista Sebastião Donizetti. Já a “Depois do Carnaval, será ainda Carnaval!”, que foi aberta ontem(4), conta com discos de vinil da coleção do pesquisador Onildo de Deus Aguiar. As duas mostras têm entrada gratuita.
“Tempo de arte” segue em cartaz até 31 de julho. No local, o público poderá conferir obras de Sebastião Donizetti, todas produzidas em desenho livre, pintura sobre tela e pintura digital. Natural de Mococa (SP), o artista começou no mundo das artes, ainda na escola, com desenhos em grafite, nanquim e crayon, que chamaram a atenção de professores que promoviam exposições em espaço escolar, com trabalhos em papel “canson” e cartazes em cartolinas.
Tendo como base o desenho livre, que cursou na Escola Panamericana de São Paulo (SP), ele iniciou na técnica artística de óleo sobre tela, bem como na pintura acrílica e na técnica com espátula, nos anos 70, aprimorando, cada vez mais, seu trabalho, com excelentes mestres da arte no estilo clássico tradicional. Toda essa bagagem foi agregada anos depois à pintura digital.
Dicos de vinil
Já para os amantes da música, a Biblioteca Municipal oferece a mostra “Depois do Carnaval, será ainda Carnaval!”, do pesquisador Onildo de Deus Aguiar. A mostra gratuita contará com uma seleção de discos de vinil que narram boa parte da história do Carnaval no Brasil, que é muito popular no Rio de Janeiro (RJ).
São vinis de escolas de samba do Rio de Janeiro, como Acadêmicos do Salgueiro; trilha sonora do filme franco-brasileiro “Orfeu Negro”; de Jamelão, o grande puxador de sambas-enredo em gravações, entre outros.
Muitas dessas gravações foram usadas no programa “Nação Afro”, produzido pelo Nucab (Núcleo de Cultura Afro brasileiro) da Universidade de Sorocaba (Uniso), com pesquisas musicais de Onildo e narrado por Ege Miranda. O programa foi ao ar, semanalmente, entre maio de 1997 e meados de 2002, na Rádio Cruzeiro FM.
Natural de Santos e radicado em Sorocaba, Onildo é pesquisador de Culturas Africanas e foi membro do Nucab. Musicólogo, artista plástico e escritor, participou também de várias edições da publicação Cadernos Negros Quilombhoje (SP). A mostra fica em cartaz na Biblioteca Municipal até o dia 30 de julho,
As exposições “Tempo de arte” e “Depois do Carnaval, será ainda Carnaval!” podem ser conferidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger fica na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-1955. (Da Redação com informações de Secom Sorocaba)