Cultura
Duas peças gratuitas encerram projeto ‘Artistaiada’, do Sesc
Teatro da unidade e Parque das Águas recebem espetáculos hoje e amanhã

A exibição de duas peças gratuitas encerram, neste final de semana, o projeto “Artistaiada - Encontro de teatro de rua”, realizado pelo Sesc Sorocaba. A peça “A farsa do açúcar queimado ou a mulher que virou pudim” será apresentada hoje (17), às 19h, no teatro da unidade. Amanhã (18) a atividade será externa e o espetáculo “Um canto para Carolina” será apresentado, às 16h, no Parque das Águas. Caso chova, o evento será realizado no teatro do Sesc.
Com comédia musical e documentária, em “A farsa do açúcar queimado”, os artistas contam a história real de Guiomar Nunes (paraibana, lavadeira e analfabeta). Ela foi a última mulher condenada à fogueira pela Inquisição no Brasil. A realização é do Núcleo Sem Drama e Na Cia. da Cabra Orelana. A classificação é livre.
Já em “Um canto para Carolina”, que será encenada amanhã no Parque das Águas, três irmãos recebem de presente o primeiro exemplar do livro-diário escrito por sua mãe, Carolina. A história é inspirada na obra “Quarto de despejo”, da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus.
Sátira ao homem moderno
O projeto “Artistaiada” começou na quinta-feira (15), quando a Trupe do Olho da Rua, grupo artístico de Santos, exibiu a peça “Arrumadinhos”. A montagem aconteceria na praça Fernando Prestes, no entanto, foi feita nas dependências do Sesc por conta da chuva.
Com humor e irreverência, além de interações constantes com o público, peça é uma sátira sobre o homem moderno e a cultura do empreendedorismo.
O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. Mais informações e a programação completa da unidade podem ser conferidas no sescsp.org.br/sorocaba. (Luis Felipe Pio -- programa de estágio)