Cultura
Peça ‘O pai’ será apresentada no Teatro Municipal, amanhã
Peça ‘O pai’ será apresentada no Teatro Municipal, amanhã
Clássico da dramaturgia mundial, a peça “O pai”, do autor sueco August Strindberg, será apresentada amanhã (9) no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV), no Alto da Boa Vista. Com entrada gratuita, os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do espetáculo, que está marcado para às 20h.
Escrita em 1887, a peça permanece atual ao abordar questões relacionadas a gênero e poder, temas cada vez mais presentes nos debates contemporâneos. Na peça, pai e mãe protagonizam uma briga feroz pelo direito de educar a filha, a representação da geração futura. O alicerce social, fincado no exército, na ciência e na religião, é desestabilizado pela mãe, que lança mão de estratégias inescrupulosas para enfrentar o domínio paterno. “É uma história sobre a luta pelo poder e como eliminar o opositor usando mentiras”, afirma a diretora da montagem, Regina Galdino.
O elenco conta com Marcos Damigo (Capitão Adolf), Tatiana Montagnolli (Laura), Gerson Steves (Doutor Ostermark), Daniel Costa (Pastor Jonas), Beatriz Negri (Bertha), Sérgio Passareli (Soldado Klaus), e a participação especial de Gabriela Rabelo (Margret). O TMTV fica na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista.
Pesquisa e montagem
A montagem é resultado de uma busca pessoal da atriz e idealizadora do projeto, Tatiana Montagnolli. “Em 2017, eu estava à procura de uma peça teatral que me impactasse profundamente”, conta ela que após muitas buscas, encontrou a obra completa de August Strindberg.
“Foi a peça menos conhecida dele que chamou a minha atenção e, ao terminar a leitura de ‘O pai’, senti como se tivesse levado um soco no estômago. Desde então, esse projeto se tornou meu sonho, de trazer essa obra para os palcos e mostrar como as mulheres, mesmo em uma sociedade majoritariamente masculina, começavam a buscar seus próprios caminhos”, explica. Tatiana finaliza lembrando que trata-se de uma obra escrita há mais de 130 anos, “mas que, em muitos aspectos, segue mais atual do que nunca”, relata a atriz.
Esta montagem de “O pai” conta ainda com um site (www.opaiteatrostrindberg.com.br) que, além de fornecer informações sobre a peça, serve como plataforma de pesquisa dedicada ao teatro de Strindberg, enriquecendo o legado do dramaturgo no País. O site disponibiliza material de pesquisa e conteúdos atualizados sobre outras montagens do autor no Brasil. O acervo é voltado principalmente para os estudantes de teatro e interessados em artes em geral.
A peça “O pai” chega a outros seis municípios paulistas graças ao apoio do ProAC Programa de Ação Cultural. Depois de Sorocaba, o espetáculo, que já foi apresentado também em Campinas e São José dos Campos, seguirá para Santos, Ribeirão Preto, Lençóis Paulista e São Caetano do Sul. (Da Redação)