Cultura
Sesc: ‘Artistaiada’ apresenta teatro de rua em Sorocaba
Projeto leva espetáculos gratuitos para espaços públicos da cidade
A arte cênica urbana ganha espaço especial neste mês no Sesc Sorocaba que apresenta “Artistaiada - Encontro de teatro de rua”. O projeto chega com uma série de espetáculos e atividades voltadas a tema, considerando os espaços públicos, como praças e parques da cidade, levando entretenimento e cultura para os diversos públicos. As atividades são gratuitas e de classificação livre. As apresentações do projeto acontecerão em espaços públicos de Sorocaba e em vários espaços do Sesc Sorocaba.
“Chegança - Uma ‘juntada’ de artistas” realiza um cortejo performático, chamando e recebendo o público, avisando que a Artistaiada chegou. Ocorre antes das apresentações: acontecerão de 14 a 18 de junho, quarta, às 18h; quinta e domingo, às 15h30; sexta, às 15h30 e 18h30; sábado, às 18h30.
Em “Arrumadinho”, fazendo uma provocação junto ao público para participar das encenações, a Trupe Olho da Rua questiona o homem moderno e sua atarefada vida. O espetáculo conta com música e banda e acontece no dia 15, quinta-feira, às 16h, na Praça Coronel Fernando Prestes Centro.
O clássico “Romeu e Julieta”, clássico de William Shakespeare, cujo fim trágico é de conhecimento de todos, será apresentada pela Cia. Talagadá. Nesta releitura, porém, o desfecho promete ser uma grande surpresa, assim como as metáforas dos fatos que antecedem o final da história. A apresentação também será na praça Coronel Fernando Prestes, no dia 16, sexta-feira, às 16h.
Dandara, Guiomar e Carolina
A temática de mulheres expressivas na literatura e história brasileira também estão na programação do projeto. Por meio de músicas e poesias, “Opinião conta Dandara”, com a Cia Opinião, narra a trajetória de Dandara dos Palmares. A apresentação será no Sesc Sorocaba, também no dia 16, às 19h.
“A farsa do açúcar queimado ou a mulher que virou pudim” é uma comédia musical e documentária que conta a história real de Guiomar Nunes (paraibana, lavadeira e analfabeta), a última mulher condenada à fogueira pela Inquisição no Brasil. Com Núcleo Sem Drama e Na Cia. da Cabra Orelana, a apresentação será dia 17, sábado, às 19h, no Sesc Sorocaba.
E, por fim, no Parque das Águas, será apresentado “Um canto para Carolina”, com a Cia dos Inventivos, A peça é inspirada na obra “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus. No espetáculo, três irmãos recebem de presente o primeiro exemplar do livro-diário escrito por sua mãe, Carolina. A apresentação será dia 18, domingo, às 16h. O Parque das Águas fica na rua Joaquim Ferreira Barbosa - Jardim Maria do Carmo, Sorocaba. (Da Redação)