Cultura
Orquestra da Câmara de São Paulo faz concerto em Itapetininga
Com repertório majoritariamente composto por obras de artistas brasileiros negros, a Orquestra da Câmara de São Paulo (OCSP) se apresenta no Sesi Itapetininga no próximo sábado (3). O concerto começa às 19h e a abertura será feita pela Camerata Sesi Piracicaba. Os ingressos são gratuitos e podem ser obtidos a partir de amanhã (29) pelo site www.sesisp.org.br.
O espetáculo contará ainda com obras de filhos de pessoas escravizadas ou descendentes de povos negros africanos. As músicas selecionadas são originariamente compostas para orquestra de cordas ou adequadas para esta formação. As obras e os compositores serão apresentados de forma educativa e contextualizada no intuito de aproximar o público dos compositores e ampliar a compreensão sobre tema.
A OCSP foi formada em 2011 e sempre sob a regência de Ricardo Cardim, é um grupo independente sendo especializado em repertório brasileiro composto ou arranjado para cordas, centrando-se periodicamente em compositores específicos, essencialmente dos séculos 20 e 21.
Em 2012 a orquestra iniciou o projeto “Música Brasileira: Erudita ou Popular?”, pelo qual realizou, entre 2013 e 2014, concertos em diversas cidades do Estado de São Paulo; por meiop das séries de concerto do Sesi (Música em Cena) e do patrocínio pela Petrobrás foram outros cinco concertos, sempre com atividades junto ao público presente.
Em novembro de 2015, como resultado destes três anos de trabalho, a Orquestra de Câmara de São Paulo lançou o CD “Música Brasileira: Erudita ou Popular?”. Em 2016 a temporada incluiu a série “Solos Brasileiros”, com renomados solistas brasileiros, incluindo Ivan Vilela e “Choronas” interpretando obras de compositores do Brasil do século 20 e 21. (Da Redação)
SERVIÇO
Local: SESI Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 Itapetininga/SP
Data e horário: 03 de junho. Sábado às 19h30.
Capacidade: 246 lugares e 6 para cadeirantes.
Gênero: Erudita
Categoria: Adulto
Duração: 60 min