Cultura
Fila Sorocaba faz concerto gratuito em Votorantim, hoje
Apresentação com 200 crianças e jovens, encerra projeto "Musicando"
Como conclusão do projeto “Musicando com a Fila”, mais de 200 alunos do Instituto de Artes da Assec se apresentam, hoje (27), às 10h30, em conjunto com a Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba (Fila), no Centro Comunitário Padre Luiz Scrosoppi, no Jardim Novo Mundo, Votorantim. A entrada é gratuita. Antes, no mesmo local, haverá ensaio aberto à comunidade que queira conhecer um pouco mais da orquestra.
O projeto, que atende crianças e jovens entre sete e 18 anos moradores de áreas periféricas de Sorocaba e Votorantim é realizado pela Assec (Associação de Eventos Culturais), com patrocínio da Sorocaba Refrescos, por meio do ProAC/ICMS.
Esse será o primeiro de dois encontros programados para o encerramento do projeto que teve início no começo do ano e segue até o próximo mês, contou Denis Vieira, maestro e diretor artístico da Fila. “Nesses encontros teremos a demonstração dos alunos, que alternarão com a orquestra em palco. É um evento de celebração e toda a comunidade está convidada”, fala ele.
No palco, os alunos apresentarão o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do primeiro semestre deste ano. Além dos ensinamentos, o projeto prevê a doação dos instrumentos para os participantes.
Para o maestro, uma das principais características do “Musicando” é descentralizar o ensino da arte e, mais do que isso, torná-la atraente e acessível, considerando que as aulas são ministradas nos bairros dos alunos, em ambientes que freqüentam normalmente. Do mesmo modo, a doação dos violões para aqueles que estudaram o instrumento é um incentivo para que continuem o processo de aprendizagem.
“Buscamos atingir as comunidades com o mais alto nível de vulnerabilidade social e que dificilmente tenham acesso a produtos culturais”, ressalta o maestro, lembrando que o projeto oferece um ambiente que garante o exercício da cidadania e promove a transformação da realidade social e cultural das comunidades atendidas. “Queremos aguçar a curiosidade das crianças, para que possam cada vez mais se interessar pela música. Elas representam o aumento de público a longo prazo, por isso a importância de levá-las um conteúdo qualificado que estimule o interesse pela música”, diz o Vieira, que espera que o projeto tenha continuidade.
O Centro Comunitário fica na rua Padre Luiz Scrosoppi, 50. (Da Redação)