Cultura
Último documentário de série estreia amanhã em Votorantim
Vídeo retrata a encenação da Paixão de Cristo realizada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida
A encenação da Paixão de Cristo realizada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Votorantim, é o tema do documentário que encerra a série “Mobilizadores da Cultura Popular em Votorantim”. O lançamento está agendado para terça-feira (23), pela TV Votorantim, às 18h30.
A produção, dirigida pela jornalista Luciana Lopez, é realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim (SECULT), através do Fundo Municipal de Cultura de Votorantim.
O projeto contempla cinco documentários: Caminhada da Penha, Desafio de Cururu, Quadrilha junina do grupo da Terceira Idade Unidos do Sesi, Folia do Divino Espírito Santo e Teatro da Paixão de Cristo da Paróquia N. Sra. Aparecida.
Além da exibição na TV Votorantim, os vídeos também são exibidos pelo canal COM Brasil, via satélite, às quintas-feiras, às 22h30, para todo o território nacional. A produção conta o apoio da Associação de Entidades Usuárias e Administradoras do Canal Comunitário de Votorantim (TV Votorantim).
Os documentários trazem relatos de seus mobilizadores, bastidores das ações, e, sobretudo, enaltecem a cultura popular realizada em Votorantim espontaneamente. Todos os vídeos ficam disponíveis no Youtube após o lançamento.
Encenação da Paixão
A Semana Santa é tradicionalmente marcada pelas atividades promovidas pelas igrejas de Votorantim. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida realiza a encenação da Paixão de Cristo há mais de 20 anos. Por duas décadas, sob a organização da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, a praça do Parque Jataí foi palco do teatro campal e, com entrada gratuita, chegou a reunir um público de mais de 7 mil pessoas. Mais de 250 pessoas participam da encenação. Os atores são pessoas da comunidade e demais interessados de várias denominações religiosas.
A apresentação inclui diversas linguagens artísticas, como atuação teatral, música ao vivo, dança, figurinos, elementos cênicos, maquiagem artística, estrutura de som, iluminação e vários outros aparatos técnicos, como em um teatro profissional. Essas expressões artísticas possibilitam ao público o contato com a arte e o impacto causado pela cultura, enquanto para os envolvidos na produção, traz a satisfação de realizar um trabalho coletivo e colaborativo que exige criatividade, empenho e dedicação, além de proporcionar um espaço para o desenvolvimento e a expressão pessoal.
Após a pandemia de Covid-19, a volta da atividade cultural sofreu uma transformação, mas a experiência adquirida das encenações teatrais anteriores permitiu que a tradição fosse mantida. (Da Redação)