Cultura
Documentário sobre Quadrilha da Terceira Idade estreia hoje
Trabalho é parte do projeto "Mobilizadores da cultura popular em Votorantim"
Tradição na abertura da centenária Festa Junina Beneficente de Votorantim, a Quadrilha Junina da Terceira Idade será tema do terceiro episódio da série de documentários “Mobilizadores de cultura popular em Votorantim”, que estreia hoje (9). A história do grupo Unidos do Sesi e da quadrilha caipira, que conta com a participação de mais de 300 idosos, será contada a partir das 18h30 na TV Votorantim.
Há mais de 20 anos, o Serviço Social da Indústria (Sesi) de Votorantim realiza atividades voltadas à terceira idade. No período junino, devidamente caracterizados, os participantes realizam a quadrilha, com o tradicional casamento e o caminho para festa de núpcias. Mais do que apresentação em si, o processo de ensaios e caracterização já são considerados estímulos culturais para os idosos.
A produção, dirigida pela jornalista Luciana Lopez, é realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim (Secult), através do Fundo Municipal de Cultura de Votorantim.
Os lançamentos acontecem às terças-feiras, às 18h30, um por semana, com reprise aos sábados, no mesmo horário. Também são exibidos pelo canal COM Brasil, via satélite, às quintas-feiras, às 22h30, para todo o território nacional. A produção conta o apoio da Associação de Entidades Usuárias e Administradoras do Canal Comunitário de Votorantim (TV Votorantim).
Os filmes trazem relatos de seus mobilizadores, bastidores das ações, e, sobretudo, enaltecem a cultura popular realizada em Votorantim espontaneamente. O projeto contempla cinco documentários: Caminhada da Penha, Desafio de Cururu, Quadrilha junina do grupo da Terceira Idade Unidos do Sesi, Folia do Divino Espírito Santo e Teatro da Paixão de Cristo da Paróquia N. Sra. Aparecida.
Como assistir
O documentário sobre a Quadrilha Junina da Terceira Idade será exibido hoje (9) pela TV Votorantim, nos aplicativos: Soul TV (canal 111), TV Brasil (TV Votorantim) e MOOBI TV; Pelo fb.com/TVVotorantim e pelo youtube.com/TVVotorantimJornalismo. Ele também pode ser visto pela Com Brasil Tv (na quinta-feira, às 22h30), ou pelo site, ao vivo, www.combrasiltv.com.br. (Da Redação)