Cultura
Grupo de Choro da Fundec faz show especial na quarta-feira
Com Teresa Baddini, apresentação é homenagem à música instrumental
Para comemorar o Dia Nacional do Choro, a Fundec apresenta, na próxima quarta-feira (19), seu grupo de Choro. O show contará ainda com a cantora Teresa Baddini. No repertório estão as cações “O mundo é um moinho” e “Tive sim” de Cartola, “Iracema” de Adoniram Barbosa e outras. A apresentação será na Sala Fundec.
O Grupo de Choro da Fundec foi criado há mais de 20 anos e, desde então, vem se apresentando e divulgando ao público Sorocabano essa forma de música instrumental. Ao longo desses anos o grupo passou por várias formações, tendo se apresentado individualmente e também em parceria com vários outros grupos como a Banda Sinfônica da Fundec e também junto a Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS).
O Dia do Choro é comemorado no próximo dia 23, e entra na cena musical brasileira em meados e finais do século 19. Nesse período se destacam Callado, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth. Inicialmente, o gênero mesclava elementos da música africana e europeia e era executado principalmente por funcionários públicos, instrumentistas das bandas militares e operários têxteis. O termo choro resultaria dos sons plangentes, graves (baixaria) das modulações que os violonistas exercitavam a partir das passagens de polcas que lhes transmitiam os cavaquinistas, que induziam a uma sensação de melancolia.
Os ingressos para a apresentação de quinta-feira já estão à venda pelo site www.fundecsorocaba.com.br ou presencialmente, na secretaria da entidade, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. A Fundec fica na rua Brigadeiro Tobias, 73 - Centro. Mais informações: (15) 3233-2220. (Da Redação)