Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Fila Jovem abre temporada com apresentação em Piedade

Concerto gratuito será domingo (16), às 11h, e terá intérprete de Libras

13 de Abril de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Fila Jovem se apresenta pela primeira vez em Piedade
Fila Jovem se apresenta pela primeira vez em Piedade (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A temporada 2023 de concertos da Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba (Fila) começa domingo (16) com apresentação gratuita em Piedade. Com o tema “Levando a música para todos, em todos os lugares”, o objetivo da iniciativa é levar música de qualidade para mais cidades da região. O evento será gratuito e a apresentação começa às 11h, no auditório Rubens Caetano da Silva, o “Cariocão”. Os ingressos podem ser retirados com 1h de antecedência, no mesmo local. Antes, às 9h, acontece o ensaio aberto para o público. O espetáculo tem 1 hora de duração e contará com intérprete de Libras, programa impresso em Braile e toda a acessibilidade para o público.

Mantida pela Associação de Eventos Culturais (Assec), a orquestra regida pelo maestro titular e diretor artístico, Denis Vieira, apresentará um repertório que mescla clássicos da música erudita e popular como temas de filmes. A formação da orquestra conta com cerca de 50 músicos.

Essa será a primeira vez que a Fila se apresenta em Piedade, fato comemorado pelo maestro, que destaca a importância de aproximar, cada vez mais, as pessoas de uma orquestra, a fim de formar público despertando o amor pela música. “A intenção é levar a orquestra para o maior número de cidades e locais, e não apenas para teatros, mas outros espaços mais acessíveis à população. Queremos dar a oportunidade de as pessoas assistirem a um grupo sinfônico, ter contato com a música, quebrando paradigmas sobre a música erudita, e apresentando um repertório mais jovem”, explica Vieira.

Fazer concertos em cidades menores da região, comenta Vieira, é descentralizar a oferta de cultura dos grandes centros. Segundo ele, apresentar um tipo de produto que as pessoas não estão acostumadas a vivenciar normalmente é dar oportunidade que as pessoas saibam se gostam ou não deste tipo de música. Outra forma de democratizar o acesso aos bens culturais, oportunizando a vivência de uma orquestra é por meio dos ensaios abertos que ocorrem antes das apresentações. No domingo, o ensaio aberto ao público da orquestra será às 9h.

A apresentação contará com intérprete de libras, programa impresso em braile e toda a acessibilidade para o público.

A oferta gratuita do espetáculo é possibilitada pelo investimento em cultura de empresas parceiras como a Metso e a Ihara, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

Para o maestro, é importante ressaltar que, quando essas empresas investem em cultura, mais do que ter o nome atrelado à uma iniciativa que impacta a população, estão empregando, na cidade e região, um dinheiro que voltaria para a União, no caso do Imposto de Renda. E são essas parcerias que permitem a democratização de eventos. Além do patrocínio, Vieira destaca outros apoios e parcerias como a do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), COC Santa Rosália, VG Business Advice, DWL Brasil, e Prefeitura Municipal de Piedade.

O auditório Rubens Caetano da Silva, o “Cariocão”, fica na rua Francisco Antônio Corrêa, 531, Parque da Torre, em Piedade.

Mais informações: Instagram: @filasorocaba/. (Da Redação)