Música
Baldini é maestro convidado em concertos da Sinfônica
Com solo de violino, apresentações serão sexta e sábado na Fundec
O maestro Emmanuele Baldini será o convidado da Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS) que se apresenta na sexta-feira (14) e sábado (15). Os concertos começarão às 20h e, na apresentação, Baldini também fará solo de violino. Os ingressos custam de R$ 15 a R$ 30.
A OSS, com seus 74 anos de existência, tem atualmente 50 integrantes que atuam sob a direção artística e regência do maestro Eduardo Pereira, que neste ano de 2023 preparou duas séries de concertos para a temporada. A série “Maestro Ostergren”, que homenageia a trajetória ao longo dos 20 anos em que o Maestro Eduardo Ostergren esteve na direção da OSS, e a série “Diversidade” que traz para o público, como o nome já diz, mais diversidade musical dentro do contexto da orquestra como popular, cinematográfica e outros.
Os concertos de abril se encaixam na “Série maestro Ostergren” e trarão ao público o repertório “Romance para violino e orquestra” e “Czech Suite, Op. 39” de Antonín Dvorák, e a “Sinfonia no. 4”, de Franz Schubert, mais conhecida como “Trágica”.
O maestro
Emmanuele Baldini é o Spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e membro do Quarteto de Cordas Osesp. Em 2017 recebeu o Prêmio de Melhor Instrumentista da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e em 2021 foi agraciado pelo Governo do Estado de São Paulo com a Medalha Tarsila do Amaral para seus méritos artísticos.
Ele é nascido em Trieste, Itália e venceu o primeiro concurso internacional aos 12 anos de idade e, mais tarde, o Virtuositè de Genebra e o primeiro Prêmio do Fórum Junger Künstler de Viena. Apresentou-se em recitais nas principais cidades italianas e europeias e participou de longas turnês pela América do Sul, Estados Unidos, Europa, Austrália e Japão.
Tem gravado mais de 40 CDs, entre os quais se destacam obras italianas e brasileiras de música de câmara para o Selo Naxos e obras virtuosísticas para violino solo para o Selo Sesc.
Baldini também foi Spalla da Orquestra do Teatro Comunale de Bolonha e no Teatro Giuseppe Verdi de Trieste, atuando também como concertino na Orquestra do Teatro Alla Scala, de Milão. Entre 2017 e 2020 Baldini foi diretor artístico da Orquestra da Câmera de Valdivia, no Chile.
Os ingressos podem ser adquiridos pelo site https://fundecsorocaba.com.br/programacao/ da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba Fundec, que mantém a OSS, e presencialmente, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h30. A Fundec fica na rua Brigadeiro Tobias, 73 Centro. (Da Redação)