Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

’O Pequeno Príncipe’, de Saint-Exupéry, completa 80 anos

Confira algumas curiosidades sobre o livro e o autor

08 de Abril de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Livro já foi publicado em mais de 300 idiomas e dialetos
Livro já foi publicado em mais de 300 idiomas e dialetos (Crédito: REPRODUÇÃO)

Um clássico que conquistou gerações, de várias idades, O Pequeno Príncipe acaba de completar 80 anos desde sua primeira publicação em 6 de abril de 1943. O livro escrito por Antoine de Saint-Exupéry tem inúmeras curiosidades e vamos listar algumas a seguir.

Antes, um pouco da história contada nesse clássico da literatura mundial. Antoine de Saint-Exupéry em O Pequeno Príncipe mostra um menino que vive em um minúsculo planeta, com uma rosa exigente, dois vulcões ativos e um extinto, além dos pés de baobá, que ele vive combatendo. Perdido no deserto, um aviador encontra o tal garotinho, que tem cabelos dourados e é, na verdade, um príncipe desse planeta distante.

Apesar de Antoine de Saint-Exupéry (1900?1944), autor de O Pequeno Príncipe, ser francês, o livro foi publicado primeiro nos Estados Unidos, em 1943. Na França, só foi publicado em 1946, e o escritor teve a obra impressa em suas mãos dias antes de embarcar para a África junto ao Exército americano, para lutar pela França contra a ocupação alemã, durante a Segunda Guerra Mundial. Quando Saint-Exupéry deixou os Estados Unidos para combater as tropas nazistas em abril de 1943, ele deu o manuscrito para sua amante, a jornalista Sylvia Hamilton, que o vendeu para a Morgan Library & Museum em Nova York por 25 anos. Saint-Exupéry não só escreveu O Pequeno Príncipe como é o criador das ilustrações originais. A primeira tradução brasileira, de 1952, foi feita pelo monge beneditino d. Marcos Barbosa (1915?1997), membro da Academia Brasileira de Letras.

É a terceira obra literária mais traduzida no mundo, com versões em mais de 300 idiomas e dialetos. O Pequeno Príncipe chegou a ser proibido na Argentina, por ordem do general Rafael Videla, durante a ditadura militar de 1976-1981, que o considerou cheio de ideias subversivas.

O livro rendeu muitas adaptações. Em 1974, um filme musical chamado The Little Prince foi lançado. Nos anos 1980, houve uma série de desenhos animados com o personagem. A primeira versão cinematográfica de O Pequeno Príncipe foi produzida em 1954, mas entre as mais famosas está a de 1975, dirigido por Stanley Donen e estrelado pelo pequeno Steven Warner, com os veteranos Gene Wilder e Bob Fosse também no elenco.

Além de escritor, Saint-Exupéry era piloto, primeiro militar e depois civil, chegando a tornar-se um dos pioneiros do voo postal internacional. Sua primeira obra foi o conto L’Aviateur (O aviador), em 1926. Aos 44 anos, o piloto escritor permanecia na ativa, participando de missões de reconhecimento junto a seu grupo. E foi em uma dessas missões, em 31 de julho de 1944, que ele desapareceu misteriosamente.

Saint-Exupéry tem também ligações com o Brasil. O escritor passou longos períodos na base que a companhia aérea onde ele trabalhava tinha no sul da ilha de Florianópolis. Era considerado uma pessoa simples, apesar dos seus ilustres antepassados. Exupéry gostava de ir para o mar com os pescadores e ficou amigo de muitos deles, cujos filhos e netos, até hoje contam as histórias do piloto estrangeiro de nome difícil, que frequentava a praia do Campeche. (DA Redação com informações da Agência Estado)