Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Projeto leva palhaçada em dose dupla para Votorantim

"Superespetacularfantástico" vai ser apresentado gratuitamente em sete bairros da cidade

20 de Março de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Apresentações da dupla Bananinha e Pocatelha, que é acompanhada pelo músico Mikareta, começam em abril
Apresentações da dupla Bananinha e Pocatelha, que é acompanhada pelo músico Mikareta, começam em abril (Crédito: JULIO SALVO / DIVULGAÇÃO JF GESTÃO DE CONTEÚDO)

O espetáculo “Superespetacularfantástico”, contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, terá sete apresentações em Votorantim e uma oficina de palhaço para os alunos das escolas públicas locais. Tanto as apresentações como a oficina são gratuitas e serão realizadas nos meses de abril e maio. O projeto é realizado pela dupla Guilherme Augusto e Guilherme Telli que, nas apresentações, são acompanhados por Mika Rodrigues, responsável pelo arranjo musical.

A primeira apresentação será no dia 1º de abril, no CEU das Artes do Jardim Cristal. Os bairros Jardim Novo Mundo, Jataí e Jardim Paraíso também terão sessões. No dia 6 de maio, às 17h, a Praça Lecy de Campos será o palco do espetáculo.

No espetáculo, Augusto e Telli dão vida aos palhaços Bananinha e Pocatelha, respectivamente. Ambos moram nas ruas e, durante a jornada, encontram um circo sem dono, cuidado pelo músico Mikareta. Ao se apossarem do circo, realizam o sonho de apresentar um show de palhaçaria. Nesse momento, a dupla briga e cada um segue seu caminho. Com a separação, percebem que, apesar de não terem bens materiais, possuem algo ainda mais valioso: a amizade.

Para a dramaturgia, Guilherme Augusto conta que as esquetes foram adaptadas da obra “Palhaços”, de Mário Fernando Bolognesi, a partir da improvisação dos dois atores-palhaços, considerando o atual contexto social e cultural da nossa sociedade. “A obra é de uma época em que as esquetes e piadas eram extremamente ofensivas. Então nosso desafio foi fazer as adaptações, de modo a trazer um humor puro em essência, com a preocupação de não ofender nenhuma pessoa ou grupo”, explica Guilherme Augusto.

“Assim como as trupes de comédia que viajavam e se apresentavam nas cidades por onde passavam, as apresentações do nosso espetáculo acontecerão em bairros distantes, justamente por serem locais onde a população dificilmente tem acesso à cultura ou apresentam dificuldades para acessar os grandes centros, onde se concentram a maioria dos eventos culturais”, explica o artista Guilherme Telli.

Todas as informações, sobre as datas e locais de apresentações, podem ser conferidas nos canais oficiais da Prefeitura de Votorantim. (Da Redação)