Buscar no Cruzeiro

Buscar

Premiação

Cerimônia de entrega do Oscar acontece neste domingo (12)

Academia acredita que inclusão de filmes de sucesso vai atrair mais público

11 de Março de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Cerimônia de entrega do Oscar acontece neste domingo (12), com diversas expectativas
Cerimônia de entrega do Oscar acontece neste domingo (12), com diversas expectativas (Crédito: Valerie Macon/AFP )

Hoje é dia da tão esperada cerimônia de entrega do Oscar. Nesta edição, duas perguntas dominam os fãs antes da 95ª edição do prêmio da Academia: alguém tomará um tapa? E uma excêntrica ficção científica com direito a dedos de salsicha e brinquedos sexuais pode vencer na categoria de melhor Filme?

A resposta mais provável para a primeira dúvida é não. A Academia preparou uma ‘equipe de crise‘ de prontidão, após o incidente com Will Smith no ano passado.

E a resposta para a segunda pergunta parece ser sim.

‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo‘ mostra uma imigrante chinesa, dona de uma lavanderia, que luta contra um vilão interdimensional que acaba sendo sua própria filha. Um filme muito diferente dos habituais vencedores do Oscar.

O elenco do filme é majoritariamente asiático e muito carismático, e conta ainda com a estrela Jamie Lee Curtis. A produção dominou a temporada de premiações de Hollywood.

O filme fez bons números de bilheteria, US$ 100 milhões, graças à divulgação orgânica e boca a boca.

Após receber os prêmios dos sindicatos de diretores, produtores e dos atores de Hollywood, muitos esperam que o filme domine a noite do Oscar.

Disputas acirrada

Se a categoria de Melhor Filme tem um favorito, a competição nas categorias de atuação está muito acirrada.
Cate Blanchett é a favorita para Melhor Atriz, com ‘Tár‘, mas ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo‘ pode levar Michelle Yeoh a uma conquista histórica ao consagrá-la a primeira asiática a vencer esta categoria.

Já a estatueta de Melhor Ator está entre Austin Butler (‘Elvis‘), Brendan Fraser (‘A Baleia‘) e Colin Farrell (‘Os Banshees de Inisherin‘).

O prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante é disputado por Angela Bassett, a primeira estrela de um filme da Marvel a ser indicada por ‘Pantera Negra: Wakanda para sempre‘, Kerry Condon (‘Os Banshees de Inisherin‘) e Jamie Lee Curtis.

A concorrência para a categoria de Melhor Ator Coadjuvante parece não existir. Ke Huy Quan, ator mirim de ‘Indiana Jones e o Templo da Perdição‘, ganhou até agora todos os prêmios da temporada.

Blockbusters

A outra questão é se as pessoas vão assistir o Oscar?

Parcialmente por conta da agressão, os índices de audiência aumentaram no ano passado, mas continuaram abaixo do que costumava ser na década de 1990 - à medida que o interesse público pelas premiações diminui e os pessimistas insistem em prever o fim das salas de cinema.

Este ano, os organizadores esperam que as indicações de filmes que fizeram muito sucesso na bilheteria, como ‘Top Gun: Maverick‘ e ‘Avatar: O Caminho da Água‘, atraiam os espectadores de volta. 

Três longas detêm o recorde de filmes mais premiados no Oscar

Há três filmes que lideram a quantidade de mais prêmios Oscar recebidos, todos com 11 prêmios: Titanic, que recebeu 14 indicações em 1998, Ben-Hur, entre 12 indicações, em 1960, e O Senhor Dos Anéis: O Retorno do Rei, que teve 100% de aproveitamento nas suas indicações em 2004

Na lista dos vencedores, os três conquistaram as categorias de melhor filme e melhor diretor, muito prestigiadas. Apenas Ben-Hur, porém, levou o Oscar também nas de atuação.

O recorde não deve ser quebrado no Oscar 2023. Isso porque o filme recordista em indicações, Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo, conta com 11, mas duas são na mesma categoria, a de melhor atriz coadjuvante, disputada por Jamie Lee Curtis e Stephanie Hsu. Ou seja, só alcançaria 11 estatuetas em um caso muito improvável de empate entre ambas.

Quais os estatuetas recebidas pelos filmes mais premiados da história

Na cerimônia do Oscar de 4 de abril de 1960, Ben-Hur levou como: melhor filme; melhor diretor (William Wyler); melhor ator (Charlton Heston); melhor ator coadjuvante (Hugh Griffith); melhor edição; melhor trilha sonora/comédia ou drama; melhor mixagem de som; melhor direção de arte colorida; melhor fotografia colorida; melhor figurino; melhores efeitos especiais A única derrota veio na categoria de melhor roteiro adaptado, que ficou com Um Lugar na Alta Roda.

Já Titanic, em 1998, recebeu as estatuetas por melhor filme; melhor diretor (James Cameron); melhor canção original (My Heart Will Go On); melhor trilha sonora/drama; melhor mixagem de som; melhor edição de som; melhor direção de arte; melhor fotografia; melhor figurino; melhor edição; melhores efeitos visuais.

Curiosamente, os atores principais não convenceram os votantes da Academia: Kate Winslet foi desbancada por Helen Hunt, de Melhor É Impossível, como melhor atriz, e Leonardo DiCaprio sequer foi indicado como melhor ator do Oscar. A veterana Gloria Stuart também foi indicada como melhor atriz coadjuvante.

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei venceu como: melhor filme; melhor diretor (Peter Jackson); melhor roteiro adaptado; melhor trilha sonora; melhor canção original (Into The West); melhor mixagem de som; melhor direção de arte; melhor maquiagem; melhor figurino; melhor edição; melhores efeitos visuais. (Da redação com informações AFP e Estadão Conteúdo)