Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Assembleia Legislativa entrega hoje o Prêmio Inezita Barroso

Marília Mendonça e Rolando Boldrin estão entre os homenageados

02 de Março de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Uma das últimas apresentações de Inezita Barroso na Alesp
Uma das últimas apresentações de Inezita Barroso na Alesp (Crédito: MATHEUS BATISTA/AGÊNCIA ALESP)

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realiza, hoje (3), a cerimônia de entrega da 6ª edição do Prêmio Inezita Barroso. O evento está previsto para começar às 10 horas no Plenário Juscelino Kubitschek do Palácio 9 de Julho, sede do Legislativo paulista. A honraria é concedida a personalidades da música caipira e de demais expressões artísticas rurais de São Paulo.

Nesta edição, a Alesp vai homenagear a cantora Marília Mendonça e o cantor e apresentador Rolando Boldrin. Marília morreu em um acidente aéreo em novembro de 2021. A cantora, compositora e instrumentista era um expoente do ‘feminejo‘, um subgênero do sertanejo que leva o empoderamento feminino em suas letras. Já Rolando Boldrin, que morreu em dezembro do ano passado, foi um dos maiores divulgadores da cultura sertaneja do país. Para prestigiar a cerimônia, foi convidada a esposa dele, Patricia Maia.

Os demais homenageados, escolhidos pela Comissão de Educação e Cultura da Alesp, são: Miltinho Jorge; Eli Carlos Ivo; Paulinho Trewasae; Amigos & Violeiros; Grupo Cantareira; Violeiros de Diadema; Comunidade Jongo Embu das Artes; Grupo de Violeiros de Vinhedo ‘Som da Roça‘; Doni Bueno e Miguel Luiz Villar - estes indicados pela sociedade civil.

Já os homenageados indicados por parlamentares da Casa são: Nathan Violeiro; Elaine Teotônio de Piracicaba; Grupo de Fandango de Tamanco Cuitelo; a Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia; Cida Ajala; Neto de Oliveira - Palhaço Maçaneta; Jorge Luiz e Fernando; Congada do Parque São Bernardo e Tonho Prado.

Prêmio

O Prêmio Inezita Barroso foi criado por meio de uma resolução aprovada pela Alesp em 2016, e teve sua primeira edição realizada em 2017.

Este ano, 20 personalidades foram escolhidas para receber o prêmio da mão do presidente da Casa, deputado Carlão Pignatari. ‘É uma homenagem para um ícone da música popular e para todos que carregam o nome da música caipira no Estado de São Paulo‘, disse Pignatari.

Inezita Barroso

Inezita Barroso, nasceu em São Paulo, no mês de março de 1925. Ela foi uma das mais amadas e consagradas artistas brasileiras, considerada um dos ícones da música caipira e do sertanejo raiz, atuando como instrumentista, cantora, compositora, apresentadora e pesquisadora do folclore brasileiro. (Da Redação)