Cultura
Sorocabanos integram equipe da animação ‘Perlimps‘
Filme esteve recentemente em cartaz nos cinemas da cidade
Bem antes de um filme chegar às telas do cinema, há muito trabalho a ser feito. Uma enorme equipe se reúne para pensar e executar cada etapa do projeto. E na animação ‘Perlimps‘, que esteve recentemente em exibição em Sorocaba, três profissionais da cidade integraram esse time. Uma delas foi a Viviane Vallesin Guimarães, que exerceu diversas funções na produção, desde a idealização do projeto até o conteúdo final, Viviane conversou com a reportagem do jornal Cruzeiro do Sul sobre os bastidores de uma produção cinematográfica e a sensação ver o filme rodando não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Além dela, outros sorocabanos que estampam os créditos do longa-metragem são Mariana Stefani, Gil Caserta e Gustavo Carvalho.
‘Perlimps‘ começou a ser idealizado em 2018 pelo diretor Alê Abreu. Viviane, como assistente de direção, pôde acompanhar todas as etapas. Mas dentro do processo, também atuou como artista de storyboard -- organizadores gráficos como uma série de ilustrações ou imagens arranjadas em sequência com o propósito de pré-visualização de um filme --, animadora, supervisora de arte final e responsável pelo lip sync -- termo técnico utilizado para descrever o sincronismo do movimento dos lábios do personagem com o áudio falado ou cantado. Os demais sorocabanos contribuíram para o longa nas áreas de assistente de animação, 3D e pós-produção.
Lançado no começo deste ano, e rodando o Brasil inteiro, o filme também ultrapassou a fronteira brasileira. Hoje ele está sendo exibido na França, assim como em alguns festivais: Mostra de São Paulo, Festival de Cinema do Rio de Janeiro, entre outros. ‘É muito legal ver o retorno do público, as interpretações deles em relação ao filme, porque é um filme que gera identificação e isso é muito bonito de ser ver. Depois de quatro anos de trabalho, sensação é de dever cumprido e estou feliz com o resultado‘, analisa Viviane.
Nascida em Sorocaba e apesar de ter visto seu nome diversas vezes no crédito do filme, Viviane ainda sente um friozinho na barriga. ‘É um misto de emoções em ver o nosso nome lá, mas ainda mais é um dever cumprido, mas sempre foco em novos projetos e ideias e a sensação do público é o mais importante pra mim‘, finaliza.
O filme
A animação trouxe a temática de união de forças para o bem da floresta. Na história, Claé e Bruô são de reinos rivais (Sol e Lua), mas quando a floresta usada por ambos é ameaçada por máquinas mortíferas, os dois são enviados para procurar os ‘Perlimps‘, que podem ajudar com o fim da missão de acabar com a mata. Com personalidades opostas, eles descobrirão que não é a apenas a floresta que os une.
Direção de peso
Diretor, animador e roteirista brasileiro, Alê Abreu lançou em 2013, ‘O Menino e o Mundo‘, seu segundo longa-metragem. Ganhou o Cristal de melhor longa-metragem e o Prêmio do Público no Festival Annecy, na França, e foi indicado ao Oscar de melhor longa de animação em 2016. Criador e supervisor da série de animação pré-escolar Vivi Viravento, Alê fez de ‘Perlimps‘ seu terceiro longa-metragem. (Thaís Marcolino)
Galeria
Confira a galeria de fotos