Inclusão
Cinemas têm sessão adaptada para pessoas com autismo
A estreia da semana, "As múmias e o anel perdido" será exibido neste sábado (25) em três cinemas de Sorocaba
Pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA) e familiares podem conferir, neste sábado (25), na semana de estreia a animação infantil “As múmias e o anel perdido” nos cinemas de Sorocaba. A sessão azul, como também é conhecida, iniciará às 15h40 no Iguatemi Esplanada, 13h30 no Pátio Cianê e às 14h no shopping Cidade Sorocaba.
O filme é repleto de humor, aventura e emoção, destacando também a amizade e o trabalho em equipe. Na história, o protagonista vai se casar com a filha do faraó. Mas, os planos do casamento vão atrasar, já que o arqueólogo inglês Lord Carnaby entra na pirâmide e rouba o anel de noivado. Para recuperar a joia, o casal deve invadir o mundo dos humanos para recuperar o anel para poder se casar.
Sala adaptada
A iniciativa obriga as salas de cinemas a reservar, no mínimo, uma sessão mensal, sensorialmente adaptada, destinada a pessoas com TEA. Contudo, entre as condições estão não exibir publicidades comerciais ou informes, autorizar a entrada e saída da família na sala de cinema durante toda a exibição, permanecer com as luzes levemente acessas e reduzir o volume do som do filme.
As sessões devem ser identificadas com o símbolo mundial do espectro autista (laço de quebra-cabeça) fixado na entrada da sala de exibição e o valor dos ingressos não podem exceder o praticado pelo cinema nas mesmas condições de dias e horários das exibições normais. (Da Redação)