Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Cidades cancelam programação de Carnaval por causa da chuva

Sorocaba, Votorantim e Salto de Pirapora suspenderam os desfiles de rua

17 de Fevereiro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Parque das Águas, em Sorocaba, local que sofre com as chuvas volumosas, passa por limpeza após enchente de domingo
Parque das Águas, em Sorocaba, local que sofre com as chuvas volumosas, passa por limpeza após enchente de domingo (Crédito: CEZAR RIBEIRO / ARQUIVO JCS (15/2/2023))

As chuvas que atingem Sorocaba e região nos últimos dias e a previsão de mais precipitação até o fim do Carnaval fizeram com que Sorocaba, Votorantim e Salto de Pirapora cancelassem a programação deste ano. Até o momento, não há informação se a folia será remarcada e para quando nas três cidades.

Em Votorantim, a decisão foi tomada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo (Secult) com base na previsão e alerta de chuva da Defesa Civil Estadual para os próximos dias. Até terça-feira (21), são esperados 80mm de precipitação na região de Sorocaba.

As atrações que estariam disponíveis ao público são Carnaval da Inclusão, apresentação da Escola de Samba de Votorantim, Baile das Marchinhas com o grupo Choro das 3, CarnaRock, Matinê de Carnaval, show com o grupo Samba3 e apresentação de dança com Jacaré e convidados. Algumas atrações poderão ser reagendadas ou incorporadas na grade de atividades da Secult.

Salto de Pirapora

Já em Salto de Pirapora, foram cancelados os quatro dias de festa por causa da chuva. De acordo com a Prefeitura, o município, agora trabalha no atendimento de famílias que tiveram danos e prejuízos materiais.

Segundo dados do Centro Nacional de Alerta e Desastres Naturais (Cemaden), nas últimas 48 horas, a precipitação na cidade foi de 56 mm. A programação de 2023 contava com desfile pelas ruas centrais, bateria do beco, DJ’s e shows musicais com atrações para adultos e crianças. Toda programação seria realizada no calçadão, nas proximidades da Praça Rodrigo Fernandes.

Sorocaba

Em Sorocaba, o anúncio da suspensão das atividades foi feito pela Associação Cultural do Samba de Sorocaba (Acusa), responsável pela programação na cidade, na terça-feira (14). A decisão deu-se após a forte chuva que caiu no último domingo (12) causando diversos estragos e alagamentos, principalmente no Parque das Águas, onde seria realizada a folia.

Segundo a organização, a festa deve retornar em abril, na semana do feriado de Tiradentes, porém, uma reunião será feita com a Prefeitura para averiguar a possibilidade da data. Apesar do cancelamento, as atividades da iniciativa privada acontecem normalmente durante o período.

“Tomamos essa decisão por prezar pela segurança, tanto das 120 pessoas que trabalhariam quando da população que iria curtir, além da questão de logística. Observamos que tem previsão de chuva forte nos dias do evento, então, por isso, decidimos cancelar”, justificou o vice-presidente da Acusa, Marcelo Mello. (Da Redação)