São Paulo
Cinema na Augusta faz última sessão
O filme “A última floresta” terá uma sessão carregada de simbolismo na quinta-feira, dia 16: o longa de Luiz Bolognesi será exibido às 20h, na capital paulista, com entrada gratuita nas duas salas do Espaço Itaú de Cinema Anexo, a 4 e a 5. Quando as luzes se apagarem, não voltarão a ser acesas por um bom tempo - ou mesmo para sempre. É que serão as últimas sessões do espaço, que será fechado - o imóvel foi vendido para a incorporadora Vila 11 e deve ser demolido para abrigar um prédio comercial.
O Espaço Augusta, que foi aberto em outubro de 1993 - na época, patrocinado pelo Banco Nacional. O sucesso vem da oferta de filmes de diversas cinematografias mundiais, contrastando com o cinema americano, que praticamente dominava sozinho o mercado.
O imóvel, que ocupa o número 1.470 da rua Augusta, tem de ser entregue até o dia 28, o último de fevereiro. Também o Café Fellini, instalado próximo da bilheteria, terá de ser desmontado e funcionará até o domingo, 19, apesar de todo o esforço de sua proprietária, Silvia Oliveira - em setembro do ano passado, ela elaborou um abaixo-assinado contra o fechamento, que já reúne mais de 50 mil assinaturas em favor do local.
Foi aquele documento, entre outras manifestações, que despertou a atenção do Ministério Público do Estado de São Paulo - que decidiu abrir, na semana passada, um inquérito civil com a intenção de barrar a demolição. O órgão aponta para o risco ao patrimônio histórico e cultural provocado pelo fechamento do cinema, tradicional espaço da cinefilia paulistana. Foi solicitado também que a incorporadora Vila 11 apresentasse o projeto da obra que pretende construir no local. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)