Buscar no Cruzeiro

Buscar

Literatura

Festival Literário A voz sorocabana começa nesta segunda (23)

Com rodas de conversas e lançamentos de livros, atividades serão realizadas ao longo da semana

22 de Janeiro de 2023 às 01:04
Cruzeiro do Sul [email protected]
Festival Literário será na Biblioteca Municipal
Festival Literário será na Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger", que fica no Alto da Boa Vista (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (18/5/2020))

A literatura vai invadir o Alto da Boa Vista com o Festival Literário “A voz sorocabana” que começa amanhã (23), na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. Com atividades programadas para a semana inteira, o evento é em alusão à Semana do Livro, comemorada na última semana de janeiro) e ao Dia do Escritor Sorocabano, celebrado em 24 de janeiro. Com organização da Secretaria de Cultura de Sorocaba (Secult), todas as atividades são gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia.

A programação contará com troca de livros, rodas de conversa, exposição, contação de histórias, peça de teatro e lançamento de uma coletânea na área de psicologia, seguida de bate-papo. O objetivo do Festival Literário “A Voz Sorocabana” é estimular a leitura, incentivar a produção literária, além de homenagear os escritores da cidade pela sua contribuição com a formação cultural de Sorocaba e região.

De segunda a sexta-feira (23 a 27), das 10h às 16h, em celebração também ao Dia do Leitor (7 de janeiro), acontece a Troca de Livros. Os participantes poderão levar livros de literatura nacional, estrangeira, infantil ou infantojuvenil. Todas as obras devem estar em bom estado de conservação, para que sejam disponibilizadas à troca. Não serão aceitos materiais didáticos, políticos, partidários, religiosos, dicionários, lista de endereços e telefones, teses, dissertações, enciclopédias, livros carimbados ou etiquetados (indicando pertencer à outra instituição) e ainda produto rasgado ou danificado.

Na terça-feira (24), às 14h, será realizada uma roda de conversa com escritores sorocabanos da Academia Sorocabana de Letras (ASL) e da Flaus (Feira do Livro e Autores Sorocabanos), na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. Na ocasião, os escritores terão a oportunidade de interagir e promover a troca de saberes com o público, por meio do compartilhamento de suas trajetórias. A contação de história será na quarta-feira (25), às 14h e apresentará os livros infantis “Honório” e “Judite”.


Conversas e teatro


A escritora, dançarina e profissional de marketing, Mariana Antiquera participa de uma roda de conversa sobre o livro “Sou um pouco mais que diferente”. A atividade será às 14h da quinta-feira (26). Diagnosticada com paralisia cerebral, Mariana luta pela inclusão de pessoas com deficiência por meio da literatura. Na obra, ela traz sua visão sobre a paralisia cerebral, narrando passagens de sua vida e ensinando as crianças a respeitarem as pessoas com deficiência, já que somos todos iguais, mesmo que diferentes uns dos outros.

Por fim, na sexta-feira (27), às 10h, a equipe educativa da Urbes apresentará a peça “Xô acidente”, que ensina as crianças, a partir de dois anos de idade, noções de segurança no trânsito, tanto para ciclistas, pedestres ou motoristas, com personagens alegóricos, como a Dona Calçada, o Senhor Acidente, o Seu Semaforildo, a Senhora Faixalinda e a Tia Cadeirinha. As crianças serão desafiadas pelo Senhor Acidente a responder perguntas sobre o trânsito, para que ele vá embora. Na apresentação lúdica, os personagens ilustram, de forma didática, as situações que as crianças mais presenciam no cotidiano, ensinando a como atuar de forma segura no trânsito.


Lançamento


Já, às 15h, será feito o lançamento da coletânea “A psicologia no cuidado do sofrimento humano: novas perspectivas de atuação”, das psicólogas Cybele Moretto e Caroline Garpelli Barbosa, docentes de Psicologia e pesquisadoras doutoras em Psicanálise e Psicologia Fenomenológica, seguido de um bate-papo.

A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” está localizada na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone: (15) 3228-1955. (Da Redação)